VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

sábado, 13 de junho de 2020

Vigésimo terceiro capítulo - Padre Álvaro conhece o ''Homem Misterioso''!



                 Na sexta-feira daquela mesma semana Padre Álvaro celebrou uma missa de sétimo dia. Na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes os preparativos da Festa da Tainha estavam adiantados.  
                   Todas as celebrações mantinham-se em plena atividade; as missas, batizados, casamentos, os trabalhos sociais de costuras para roupinhas de bebês, os brechós de vendas de roupas doadas, aulas de artesanato , pintura, e aulas de música com destaque para o coral que contava com a participação de jovens e pessoas da terceira idade. Deste mesmo grupo de jovens e senhores ou senhoras alguns se engajavam nos outros trabalhos da Igreja. Dois jovens ajudavam o Padre Álvaro na celebração das Missas no Domingo. Um deles, o Nilton queria ser Padre mas os pais dele queriam que ele estudasse Medicina.  Enquanto esse impasse perdurava o jovem ao menos tinha permissão deles para ajudar o Padre. Após a celebração da missa de sétimo dia, um pequeno grupo aproximou-se agradecendo :


____Muito obrigado Padre por ter reservado um horário nesta igreja para esta celebração.  A Igreja mais próxima fica em Monte Alvino e levar o pequeno grupo de parentes seria cansativo, considerando a distância a percorrer fosse de trem ou de carro. Disse o secretário do Padre que tinha parentesco com a pessoa falecida.

           O meu tio, que o senhor bem sabe,  prefere aparecer bem pouco por questões de segurança e pede na melhor das frases que ele utiliza: '' não deixe a ponta aparecendo''! Um código utilizado pela ''Organização''.

Nesse instante um senhor utilizando um grande capote de abas erguidas passou por eles e fez um sinal ao secretário que acenou com a cabeça pediu um momento.

___Eu sei o que ele quer secretário Mattias!   Vou ao confessionário!  Confirme prá ele que já estou seguindo, vou apenas retirar a batina na sacristia!

            O Homem estranho era tio do secretário Mattias e filho único da falecida, a Tia Mercedes.  Ele usava um capote que lhe cobria o corpo todo, e trazia as abas erguidas para esconder o rosto sob óculos escuros, e um boné pequeno.    Padre Álvaro não gostava que os homens entrassem de chapéu dentro da igreja, mas o boné era tolerável.

___Por favor Mattias, providencie dois copos de água.  A conversa com seu tio pode demorar um pouco.

___Certamente Padre!  Certamente!

              Rapidamente retirou o hábito dobrando-o cuidadosamente, e guardou na gaveta da cômoda.
Apanhou uma pequena maleta, porque imaginava que iria utilizá-la mais uma vez, ou duas. Ainda não saberia dizer.      Adentrou a pequena cabine do confessionário, sentou-se ajeitando a almofada e por uma cortina à sua frente ofereceu ao ''estranho'' outra almofada.

___Agradecido Padre Àlvaro!   Quero agradecer antecipadamente o recibo da doação que fiz o mês passado, do mesmo modo agradeço pelo recibo da doação ao Hospital Central.

___O recibo é o de menos, o que vale é a sua caridade! Eu agradeço profundamente a sua ajuda, assim como sempre agradeço a toda e qualquer doação, não importa o valor, desde a pequena doação. E que Nossa Senhora aumentai a fé, abençoando com mais força e mais amor.

___O Senhor chama de caridade! Eu chamo de '' não deixe a ponta aparecendo''!

      Eu estou com a maleta aqui debaixo do banco!

____Que perigo Padre, que perigo essa maleta!  Livre-se dela.  Mudei a transferência.  Utilizo agora de cheques administrativos de Bancos, e  senhor pode fazer o que bem quiser com eles, desde que eu fique sabendo quem serão os beneficiados! E dizendo isto, passou por entre as cortinas do confessionário dois cheques bem polpudos, ao portador.

         Mas  tioooo! É muito !

___Eu não sou seu tio!    Meu sobrinho é o Mattias, e nem isto eu deveria dizer! 

___Eu nunca soube seu nome, embora saiba que seu sobrinho é o Mattias. E hoje soube que sua mãe chamava-se Mercedes ao ler o nome dela na missa de sétimo dia. Mas, realmente, estas doações de hoje, são muito altas! Eu não questiono de ninguém como é que cada um ganha o seu pão de cada dia. O dinheiro é apenas um instrumento, e importa a Deus o que nossas mãos podem fazer com ele.   Que nunca nos falte saúde para trabalhar, e usar dos bens e dons que ele nos concede.

 Lembro como se fosse hoje quando Mattias apareceu aqui com uma carta em mãos da Cúria Metropolitana de São Paulo.   Trazia com ele a nomeação para ser meu secretário particular, em atenção a uma solicitação que fiz ao Arcebispo.  Só fiquei sabendo bem depois que Mattias era seu sobrinho quando fizemos a primeira restauração desta Igreja no ano passado.  O próprio Mattias trouxe uma certa quantia em dinheiro e falou-me de sua intenção em ajudar-nos. Naquele dia Mattias nos disse que o senhor estava presente na Igreja.     Recebi a doação, e fiz igualmente um recibo.


______Esta bem, Padre `Alvaro!  Minha mãe era minha mãe adotiva.  Eu já devo ter comentado isto em alguma das minhas confissões em particular.  E desejo que isto fique no segredo do confessionário.  Porem mudando de ''pato prá ganso'', agora Padre quero que me diga, tin tin por tin tin, tudo o que aconteceu quarta-feira na reunião da cooperativa. Quero detalhes o menor que seja.

          Pronto ai estava um dos informantes fiéis do ''Homem misterioso'' sobre os passos e movimentos de praticamente todos os habitantes da Vila dos Pescadores.

____Esse Prefeito Josias Bastos desta vez derrubou o pino!
____O Pino, Padre, o Pino da Bocha.  Não conhece a expressão?   Deu uma dentro...acertou na môsca...matou a cobra a pau ...acertou em cheio!

___Ahhh sim....acertou em cheio mesmo! O senhor tem razão!  Bolsa dentro!

___Bola...bola dentro, Padre!  Deixa ...deixa prá lá!

___O senhor repassou um dos cheques ou deu em dinheiro?

___Eu deposito sempre os cheques ''naquela conta''...que o Banco deixa o dinheiro aplicado no ''over night''!

___Muito esperto, hein Padre?! Que bom que eu saiba que o amigo não perdeu o jeito de lidar com o dinheiro!

___Eu fico me perguntando sempre, como é que o senhor sabe tanto sobre o meu passado?

___Isto não vem ao caso, Padre Àlvaro, o que importa é a gente , digo, nós mantermos este acordo , digamos, amigável:   ___ Eu mantenho segredo e continuo ajudando a igreja, e seu único deslize é ser meu informante.   A informação nos dias de hoje vale ouro, Padre! Vale ouro!

____Quer informação? Eu lhe dou uma informação!  Mais cedo ou mais tarde eu descobrirei quem é o Senhor; porque esconde-se sob esse capote, esses óculos e sua coleção de chapéus e bonés.   O senhor se vangloria de sua frase '' não deixe a ponta aparecendo''. Portanto, eu sou um apreciador de palavras cruzadas, e tenho uma curiosidade mórbida por charadas !  Mas Deus deve ter seus motivos para que eu veja que o senhor também é uma alma precisando de ajuda, e sempre estarei aqui, independente de receber doação ou não!  Um dia eu recebi o chamado para o sacerdócio, e porque não acreditar que um dia ele também o chame.   Já pensou em ser Padre?  Disse sorrindo

___ Padre, Padre ...ahhh ingênuo Padre. Fique com Deus!

___Ele está no meio de nós!  Ao erguer os olhos, Padre Álvaro puxou a cortina mas o misterioso homem tinha virado fumaça!  Ouviu-se apenas um som de pneus derrapando na terra seca do terreno aos fundos da Igreja.

       Ainda vou conversar com o Mattias e saber mais sobre esse ''tio'' dele, se realmente é tio dele!  Vou destinar uma parte desta doação aos festejos que a Igreja tem por realizar no resto deste ano. Veio em boa hora.      Meus amigos irmão da terceira idade já tem o dinheiro da farinha para os quitutes, e muito mais, muito mais.  Graças Nossa Senhora dos Navegantes, Graças!   Proteja aquele irmão de todos os perigos, e toca o coração dele principalmente neste momento que ele perdeu sua mãe querida, Dona Mercedes!     Começo a recordar dela. Lembro de seu rosto na novena do Sagrado Coração de Jesus, sim estou lembrando que ela me procurou dizendo que queria participar da costura de roupas de bebê. Isso foi recente porque senão eu teria me lembrado um pouco melhor. Pelo jeito deve ter ficado doente nesse tempo. Não a vi participando da oficina.  Mas me recordo que no grupo alguém pediu orações por Dona Mercedes.  Porque Meu Deus eu sei tão pouco sobre a vida deles?  Preciso recuperar esse terreno das minha ovelhas.  Perdão Meu Pai Eterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K