VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

terça-feira, 30 de junho de 2020

TRIGÉSIMO PRIMEIRO CAPÍTULO - O Perigoso estreito sobre os corais!




                                         
              Ao ver os golfinhos nadando lado a lado com o Saveiro, tanto Gervásio quanto o Senhor José Simão conseguiram determinar que realmente, no mínimo, eles estavam navegando à uma velocidade de 54 km/hr   que é a velocidade máxima que os golfinhos podem alcançar em superfície.

                A julgar pelo comportamento do grupo de golfinhos que seguiam a frente  José Simão descartou a possibilidade de acontecer uma tempestade, e isso o deixou confuso a respeito de mudar sua previsão.   Se ele não tivesse zarpado e alguém o consultasse sobre o tempo, essa pessoa e outras seriam desestimuladas, infelizmente, a não deixarem o porto no dia de hoje.   Senhor José olhava para o céu azul e sem nuvens ; coçava o queixo e a nuca querendo entender uma ou outra coisa.   Na natureza os pescadores sabem que a presença de golfinhos é um bom sinal para a pescaria. Significa a presença de cardumes na região.  As meninas estavam adorando filmar e fotografar. Gervásio nem precisava mexer no leme da embarcação. Seguiam firme e avante à velocidade média de 54km/hr. O que José Simão queria observar, além da presença dos cetáceos, era a corrente marítima que apresentou-se forte como os ventos, portanto o Fortuna estava recebendo um ''empurrão''  a mais, e no mesmo sentido.  A corrente estava à favor do  Saveiro.   José chamou Gervásio, ou melhor, ia chamá-lo porém resolveu aproximar-se e comentou:


____Notou algo diferente no comportamento dos Golfinhos?

___Notei sim!  Por algum motivo todos estão nadando na velocidade máxima de superfície, e eles voltam e retornam lá na frente. Só posso dizer, então, meu Pai que o Saveiro está indo rápido!

___Se estivermos à 30 nós nossa velocidade é de 55,56 km/hr; notei também meu Pai que estamos navegando com uma forte corrente marítima. Fazendo algumas correções eu posso afirmar que nossa velocidade é de mais de 40 nós , isto é mais de 70 km/hr.   É melhor chamar a Márcia de volta. Ela corre perigo de cair no mar e se machucar.   E olhe lá no horizonte!   Não é a Ilha dos Marrecos?


___Por isso os Golfinhos nos acompanham. Já estamos chegando!   Os ventos diminuíram, pode recolher a bujarrona.  


___Se Márcia sair da proa eu subo e recolho.   

___Márcia volte filha, temos que recolher a vela, e não se atreva a fazer isso.

            Ela mandou beijos para os golfinhos e juntou-se à mãe e irmã descendo o porão. Queria mostrar a filmagem e as fotos.
         

Abriram o notebook de Gervásio e viram na tela uma linda imagem de um golfinho acompanhando um surfista australiano, uma foto que viralizou na Internet.




 


 ____ Essa velocidade é realmente alta!   Vamos fazer o seguinte:   Deixe a bujarrona erguida, se o vento diminuir iremos recolhendo aos poucos.   Os golfinhos estão fazendo nossa escolta.   Veja se consegue falar pelo rádio com o João Lucas, e pergunte onde iremos ancorar o Saveiro, ou se há um ancoradouro apropriado.

____É  !   A bujarrona está bem esticada e o leme firme à leste pelo lado esquerdo da Ilha.    Os golfinhos submergiram meu Pai!  Estão se afastando!   Por segurança será melhor o Saveiro sair desta forte corrente marítima, assim podemos controlar a velocidade de aproximação, mesmo que o vento continue.   Temos que evitar os recifes, recorda-se da última vez quando viemos de barco?


____Como esquecer filho!   Era um dia bem calmo, mas havia essa mesma corrente forte a empurrar nossos barcos.   Acho que tivemos muita proteção naquele dia!

____Claro que fomos protegidos!  Valeu-nos Nossa Senhora dos Navegantes, agora e sempre, Amém!

          Há um estreito por entre os recifes, um pouco mais ao centro.   Precisaremos fazer a manobra cuidadosamente usando o leme .  Acredito que será muito arriscado!    O estreito esta bem próximo do paredão de corais, e se o casco encostar vamos arrebentar contra os recifes.    Gervásio desamarre todas as velas, inclusive a bujarrona!   Precisamos perder velocidade, e é agora o momento.   Como está o vento?


___Ainda forte! O senhor tem razão, mas não terei como falar no rádio!  Ajude-me a recolher o mastro tombado para cima e lacrar com os mastros menores.   

     O mastro central foi recolhido à sua posição original formando uma longa escada.  Gervásio escalou as cordas e foi enrolando a vela triangular.   O Saveiro perdeu velocidade bem rápido, porém perdeu igualmente um pouco de seu equilíbrio sem a bujarrona.


____Tranquilo Gervásio, ele vai voltar ao centro. É normal por causa do seu próprio peso ele faz a compensação com os barris de madeira laterais.  Vamos retirar o tronco da base do leme.   Eu vou ligar o motor pela primeira vez.  Espero que não dê ''zica'' , que funcione.

           Gervásio assumiu o leme enquanto ''seu'' José ligava o motor.   Sem problemas!  Ligou de primeira!
_____ A ilha está aproximando-se, devemos estar a quase 37,04 km/hr.  Consigo ver algumas ondas, é melhor lançar âncora dentro de 10 minutos e falar com o João pelo rádio.

  ____Aqueles golfinhos fizeram um excelente trabalho!   Agora vamos ao nosso; vou fazer uma manobra de 360 graus, isso vai reduzir um pouco mais de nossa velocidade e vejo que a maré esta baixando! O que isso significa Gervásio?  

____Cuidado com os recifes!

____Muito bem filho, raciocínio rápido!

____Não...vire, vire o leme para a esquerda!  Disse Gervásio segurando as mãos dele e bruscamente manobrando o Saveiro a tempo de evitar uma colisão.    A manobra sacudiu o Saveiro fazendo as meninas e a mãe gritarem assustadas. Por pouco que o notebook de Gervásio não quebrou contra o beliche.   

____Meu Deus!  Como a maré baixa depressa por aqui!  Esse ciclo é completamente impossível, a não ser que estejamos perto de um atol de corais.  Olhe a transparência da água, Gervásio! Idêntica aquela da nossa pescaria.

____Estamos na outra extremidade leste da Ilha! O Saveiro está flutuando antes da linha dos recifes e do paredão de corais.  A Ilha dos Marrecos é parcialmente atol  com pequenas ilhas submersas. Bem curioso! Olhe pequenos tubarões cinzas aproximando-se.   Viu por onde entraram?

___Eles passaram por baixo do Saveiro! Pai!   Você trouxe o binóculo?

___Calma! Antes solte a âncora, e eu preciso ter certeza de algo.

          Ao soltarem a âncora a corrente não demorou a chegar ao fundo, ou melhor, nem era muito fundo, mas permitia que o Saveiro flutuasse , além do que a conclusão de José Simão era :    

____ANCORAMOS O SAVEIRO EM UMA PISCINA !  Não é apenas uma piscina, é a passagem estreita em direção à ILHA.  A gente não faria isso novamente em um milhão de tentativas!  É como acertar a bola 7(sete) na caçapa do canto!  

          Quando terminou a frase ao virar o rosto deu de cara com a máquina filmadora de Carla que gravou tudo, e girando sobre o pé direito filmou a piscina ao redor do Saveiro , além dos tubarões cinzas que zigue zagueavam pelos recifes à esquerda e a direita.

____Esses tubarões são mansos. Eles invadem esta piscina natural e outras sempre que a maré abaixa.   Comentou Gervásio olhando para a irmã, toda entusiasmada em descobrir todo o potencial do seu equipamento.   No porão do Saveiro a  Márcia e D.Teresa elogiaram o trabalho que fez na filmagem dos golfinhos.

'' ___AH ...esta máquina é excelente!"   Lembrou Carlinha dos elogios e seu agradecimento.

____Filha, deixa eu perguntar. Sua máquina tem ótimo zoom não é mesmo?  Se incomoda de me fazer um favor?   Mas preciso que desça do saveiro.


____Descer ? Não é fundo?  disse assustada

____Basta pisar onde eu falar prá você pisar, entendeu?

____ OK!  Só preciso pendurar a máquina no pescoço.

____Você vai mirar a objetiva desde a escada do Saveiro em direção daquela caverna!

____Mas que caverna ?

            Senhor José Simão deu uma sonora gargalhada que lembrava a gargalhada de um pirata !

____A Caverna que você vai ver ao mirar a objetiva e usar o zoom.  Fotografe tudo o que esta à esquerda, a direita e acima da caverna.  Veja se consegue filmar esse desfiladeiro de água transparente entre os recifes!

____Formidável Pai. Você descreveu o estreito, a passagem! Exclamou Gervásio.

       
         Com a filmagem nos teremos ideia da distância que falta para chegar e a partir de que momento acontece a formação de ondas.


____Senhora e Senhores iremos surfar com o Saveiro!

____Que ideia maluca meu Pai!

____Deixa sua irmã filmar primeiro. Ajude-a a descer! Desça você também.

____Aonde a Carla está indo?    Nossa quantas pedras! Falou D.Teresa

_____Carla está me ajudando a sairmos desta piscina de corais onde ficamos retidos! Disse Gervásio.



____Então, Carla, você conseguiu ?

____Quando começou a usar esta máquina eu pensava que fosse um bicho de sete cabeças, mas estou maravilhada e gosto cada vez mais de filmar e fotografar! Eu nasci prá isso!  Me ajude a subir de volta, meu irmão.   Papai vai gostar !  
Consegui fazer uma boa tomada.

___Ora, vejam só!  Usando o jargão dos fotográfos!

___Mas é óbvio, é óbvio!  respondeu Carla.
  
           Daquele dia em diante ela não ficaria sem a máquina à tira colo. Transformou-se em segunda roupa, diria melhor em segunda pele, segundos olhos !


___Verdade Pai, há uma praia e algumas ondas, e as águas batem em um ancoradouro, veja !


        Carla ao lado do Pai olhavam as fotos e filmes, primeiro as fotos bem nítidas, coloridas, e diversos ângulos. Foi possível observar que no alto, bem acima da caverna, havia uma casa com ampla janela. Por detrás da casa a ruína de um antigo Farol.


___Gervásio vai lá no rádio! Desta vez nada para nos interromper. Quando estabelecer contato com João me avise. Quero conversar com ele.



D.Teresa achegou-se do marido.

___Vocês devem estar famintos; aquele café requentado da manhã eu sei que não foi suficiente. A caixa de isopor esta aqui em cima; vou buscar os sanduíches e o suco de tangerina.

___ALÔ ! JOÃO LUCAS ME COPIA?  CÂMBIO!   JOÃO LUCAS, AQUI É O GERVÁSIO FILHO DO JOSÉ SIMÃO! CÂMBIO!   dizia Gervásio procurando o sinal de rádio do tio.


____CÂMBIO! POSITIVO! COPIANDO LIMPO E CRISTALINO!  QUE ALEGRIA OUVIR VOCÊ! SOU EU O JOÃO!  CADÊ O PRIMO JOSÉ? CÃMBIO.

         Márcia chame o Pai, diz que o João Lucas esta no rádio. Ela subiu até o final da escada e dali mesmo avisou o Pai.

              Senhor José atendeu ao chamado e D.Teresa retornou com ele.  Carla ficou olhando suas fotos e também usando a objetiva para olhar a natureza ao redor, principalmente o que os tubarões cinzas estavam fazendo por entre os recifes. Ela notou algumas carcaças de caranguejos pequenos e pequenas sobras de carne de outras peixes que o movimento das águas traziam para perto do Saveiro.  Seu olhar voltou-se para uma revoada de gaivotas  e entendeu a relação que todo aquele ambiente produziu nesse fenômeno constante da maré baixa e maré alta.  Pode conhecer o brilho que os corais coloridos deixavam nas águas transparentes, viu com seus olhos fascinados os filhotes de lulas procurando abrigo em pequenas tocas, agora visíveis nos recifes .  E enquanto houvesse bateria ela continuava tirando fotos e realizando vídeos.
____CÂMBIO!   BOM DIA !  PRIMO!  QUE FELICIDADE OUVIR SUA VOZ MEU IRMÃO, COMO VAI? ESTÃO TODOS BEM? CÃMBIO !

___CÂMBIO!   GRAÇAS A DEUS!   TUDO CERTO AQUI, AGUARDANDO SEU DESEMBARQUE!  SE VOCÊ  TEM SINAL NO CELULAR PODE DISPENSAR O RÁDIO. CÂMBIO! 

             D.Teresa que ouviu atenta a conversa e com o celular em mãos procurou o número adicionado, comentando:

____Por que não fizemos isso antes!  Ahhh  sim...por causa do sinal fraco!


          Pronto, querido,  ele está on- line , quer dizer, ahhhh...fala ai!

_____Bem melhor acionar o viva voz e sem precisar de tanto ''câmbio'' prá lá e prá cá!

_____Primo, onde vocês estão neste momento? Qual sua localização? perguntou João Lucas

_____Estamos retidos numa piscina natural há mais ou menos 20(vinte) minutos em linha reta, justamente, a frente do estreito entre os recifes.  Planejo fazer este Saveiro pegar uma onda, o que acha?

_____Sinceramente?  Acho que você é doido, porquê a profundidade em maré baixa vai iludir você, além disso o estreito não é totalmente livre de corais e recifes.

____Eu me atrevo a discordar de você! Tenho um vídeo que prova o contrário. O plano é libertar o meu Saveiro desta piscina natural e avançar lentamente pelo estreito.

____Só tem um jeito de acontecer isso Primo!  E você terá que me ouvir, entendeu?   Você tem que ser rebocado até o ancoradouro antigo na base da caverna do penhasco, já conseguiu ver a caverna?

___Sim, eu sei que há uma caverna mas só consigo vê-la na objetiva de uma máquina fotográfica de minha filha. respondeu José Simão.

 ___  Eu vou buscá-lo !   Não se arrisque! Pode perder seu Saveiro.

___Primo, é você que está se arriscando demais.   Vou aproveitar que o vento está bem fraquinho.  Que Nossa Senhora dos Navegantes esteja conosco!

____ Para quê tanto drama, Homem!   Dentro de 4(quatro) horas a maré vai voltar a subir e assim você pode navegar por sobre os recifes.

____Compreendo perfeitamente, mas considere que os ventos retornam com a maré alta e talvez sejamos jogados contra os recifes.  Não há alternativa. Precisamos sair enquanto os ventos cessaram. Se ficarmos nem iremos sair do lugar. E isso seria imprevisível.  

___ Calma, vamos pensar melhor!  Quantos botes você tem ai no Saveiro? Quantas pessoas cabem nele?

___Você tem razão e acertou em cheio. Pode dar certo, sim.  Temos 3 (três) botes e também uma prancha de surf.

____De qualquer forma eu irei atrás de você com meu barco à motor.   Se tivesse me falado antes que veio pelo leste eu teria orientado você a mudar o curso, e já estaria aqui conosco à salvo.

____Eu lamento, Primo. Foi uma decisão errada que eu tomei querendo chegar antes de uma tempestade.

____Que tempestade é essa? Primo?   O tempo está bom, apenas ventos fortes!  Que aliás estão fracos desde que a maré baixou!

____Muito bem, vou orientar Gervásio com os botes e deslizaremos pelo estreito até você nos avistar! Manteremos contato pelo celular.  Até mais, PRIMO!

         Vamos fazer um passeio família ?  Falou sorrindo José Simão

        







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K