VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Vigésimo sétimo capítulo - Tirando o pó dos balcões!


               Quando chegaram na Prefeitura o Prefeito Josias Bastos pegou na mão de sua esposa, e num gesto de cavalheirismo dispensou o Motorista para o costumeiro auxílio de abrir a porta do carro para a Primeira Dama. Ele deu a volta pelo lado esquerdo e surpreendeu a esposa.

___Nossa! Quanta gentileza! Muito obrigada!  Esse cavalheirismo tem uma razão! Posso saber qual é?

___Ora! Eu, antes, de ser Prefeito fui seu namorado, e nos casamos aqui na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, e se bem me lembro eu te ajudei a descer. Lembra disso?

___Com certeza! Chovia cãos e gatos aquele dia. Ai de você não me acudir pra me ajudar com o vestido de noiva, e me pegar no colo...essa parte eu adorei muito, porque cheguei com meu scarpin sem uma mancha de barro.  Já você precisou de um pano prá limpar os sapatos!   Gargalhou a Primeira Dama.

___Não seja por isso, eu ainda posso repetir a cena!

___Como assim o que vai fazer? Ai, Meu Deus!  disse aflita

      Antes que ela pudesse reagir, Josias Bastos a pegou no colo e entrou na Prefeitura carregando-a até o saguão de espera.   Ela ria de nervoso.

___Você vai me deixar cair nesse chão escorregadio! Me solta! Me solta!

___Se eu soltar agora você se estatela !

         
        Mais alguns passos e sob os olhares surpresos de alguns funcionários, ele colocou-a sentada no sofá central. Ela toda encabulada disfarçou , subindo apressada para o andar de cima.  O Prefeito Josias foi em seguida.

       A Primeira Dama ficou tão constrangida que ficou um pouco emburrada.

       O Prefeito aproximou-se com carinho e tocando-lhe o queijo cabisbaixo, ergueu o seu rosto em direção ao dele e sapecou-lhe um beijo.

___Ai Meu Deus!  Você está terrível hoje, Josias!

___Hãm Hãm...pigarreou recompondo-se, ajeitando o paletó!

___ Quero muito chamar você de Primeira Dama!    falou com ar mais sério, o Prefeito.

___Eu já sou Primeira Dama!  respondeu para ele com certa surpresa

___Próxima Primeira Dama do Estado, meu amor!

___Acha que você tem chance, querido?  Temos um caminho de muito trabalho.

___Poderosamente como sou do signo de Leão, e com a astúcia de uma Raposa, agilidade de um Lince, mais o rugido de um Urso, para voar de asas abertas feito a Águia que enxerga à longa distância a sua caça! Eu serei vitorioso!

___Belo Mantra! É indígena, Poderoso Leão, Astuta Raposa, Ágil Lince, Ruidoso Urso, e Rapina Águia!
            Vou pedir a um artista que pinte um grande quadro e afixarei na parede.

    E todas as manhãs você vai olhar e repetir o que acabou de falar. Foi inspirado !

         Vamos conversar de negócios! Dê uma boa olhada na agenda da Secretaria Estadual de Infraestrutura. Precisamos conversar com o Secretário-adjunto e adiantarmos o edital de licitação. Eu calculo que o custo da obra será de aproximadamente r$ 400.635.878,59. A Prefeitura tem um relatório antigo de impacto ambiental da época em que foi construido o porto, recorda-se disto?

___Calma lá, senhor Prefeito! Somos casados bem depois disto!

___Foi só uma brincadeirinha! Eu quis dizer que a Prefeitura tem um arquivo salvo no computador, e plantas físicas da área do mangue com supressão de uma vegetação de aproximadamente 1,53 hectares. Da vegetação de dunas retiramos 9,00 hectares. Quero acessar esse arquivo para saber qual foi a empresa contratada à época para prestar a consultoria. 

           Não foi na minha gestão a construção do Porto,  porém já se falava na possibilidade da construção de uma Ponte sobre o Rio Marajoara no seu ponto mais estreito, e olhe que essa distância é de 900 metros de extensão.

          Eu acompanhei essa obra de perto quando fui Secretário Municipal de Obras Públicas. Sou Engenheiro de Formação e posso adiantar prá você, ao menos, minha querida que esta Ponte vai aumentar o fluxo entre as Praias do Mangue Seco, a Lagoa dos Reis, as Dunas Paraíso e vai criar mais espaços de loteamentos para moradias, a expansão da Avenida Maria Augusta...   Nesse instante a esposa secretária interrompeu bruscamente:-

 ___Eu ouvi bem?!  Você disse Avenida Maria Augusta?   Essa Avenida nem existe, como assim?

 ___Além da Avenida Maria Augusta iremos criar uma nova malha viária que  vai dar acesso à uma nova Rodoviária que por sua vez irá servir à todos os municípios vizinhos. E pode anotar Senhora Primeira Dama que iremos conseguir da Participação Pública Privada os investimentos necessários para a construção do primeiro Aeroporto aqui mesmo na Vila dos Pescadores, e bem junto ao Manguezal.

             Quando você me trouxer o arquivo dessa época eu irei pedir ao Departamento Jurídico e Financeiro que me atualizem os valores para confrontar com valores das empresas ou consórcios  de engenharia que irão participar do orçamento da obra.     Dessa forma haverá lisura e transparência ao meu eleitorado. Saberão que não fico apenas assistindo o correr da carruagem, ao contrário eu conduzo a carruagem!

___Falou bonito Prefeito, mas não explicou porque a Avenida vai chamar-se Maria Augusta! Disse a secretaria de braços cruzados, mordendo os lábios e batendo a ponta do Scarpin no chão de mármore cinza.
___ Falei por falar, eu ainda não sei qual será o nome da Avenida, e porque ela já tem nome: É a Avenida Olegário!

____Aquela Avenida que passa pela favela Salgado Farias? Aquilo vive às traças, nunca que algum Governo lembrou daquela gente. 

____Agora você entende porque quero batizá-la com o nome de Maria Augusta?

____Não, eu ainda não entendi aonde você quer chegar Senhor Prefeito! disse a esposa

___ Vai lá fazer o que te pedi! Traga prá mim o arquivo!  Depois eu explico melhor.

             Ela saiu ''tritando o casco'' como se diz no Rio Grande do Sul à moda gaúcha!

E ''ruminava'' :    ___Não estou gostando ''nadinha'' dessa história!

         Prefeito Josias Bastos acessou, sim, acessou uma lembrança bem antiga que o surpreendeu, tanto que ele sentou-se a uma cadeira, um pouco aturdido pela memória recém desperta.

         Quando foi Secretário de Obras , ainda jovem ingressara na política incentivado pelo pai que via nele um homem progressista, empreendedor que desenvolverá uma relativa liderança na sua comunidade.  Realizou obras de saneamento básico, construiu ou ajudou a construir escolas , postos de saúde, e duas creches. E incentivou a criação de várias sub prefeituras. Desde então, o partido ao qual era filiado apostou suas fichas no jovem engenheiro que sabia administrar muito bem as finanças!

             Frequentava à noite uma casa noturna na região do Mangue Grande e lá passava algumas horas divertindo-se com um show de cantores e cantoras que se apresentavam de forma alternada, porque os mesmo artistas também eram garçons e garçonetes a servir bebidas, e/ou vender cigarros e charutos cubanos aos frequentadores. Todos o conheciam e chamavam-no de Engenheiro Bastos o ''tocador de obras''! Criou-se o chavão!  Ele pegou gosto por criar e divulgar chavões referindo-se a ele, principalmente!

              Havia uma garota muito bonita que cantava muito bem. Ela atraiu sua atenção. Chamou o gerente da casa e fez algumas perguntas.

____Posso convidar aquela moça para um ''drink''?

____Ela precisa cobrir a falta de uma funcionária, a Januza.

____Quanto ganha  a Januza?

____Com extras ela ganha  r$ 2.000,00 ( dois mil reais)!

____E o que são esses extras? perguntou com certa ironia no rosto.

____Senhor Bastos não é nada disso que está pensando. Extras são referente à quantidade de drinks que ela consiga fazer um freguês beber até o último cantor se apresentar, entendeu?

___Ahhhh e se essa moça ai, cantar mais do que duas músicas, o faturamento aumenta?

___Sim, aumenta sim, consideravelmente!

___Então eu pago o salário da Jeuza...   É Januza , Engenheiro! Disse o Gerente percebendo que ele estava levemente alterado, ou seja, já havia bebido além da conta.

___É Januza, o nome da outra moça.

___'' Zá certo! E a cantora?"

___O que tem a cantora? perguntou o Gerente virando o rosto para evitar o mau hálito de álcool.

___'' Vixe...oxe não me ouve?  Quanto custa prá ela subir..subir...e cantar?''

___Como eu falei ela esta substituindo a Januza. Elas tem o mesmo salário.

___''Arre homê...'' sustituindo ou não sustituindo a Jeuza'' quanto ela ganha? Consegue me dizer?

  O Gerente querendo se livrar do bêbado chato mas bem conhecido disse finalmente:

____ Ela ganha r$ 2.000,00!

____Chama ela aqui, que eu pago o dobro...não eu pago r$ 8.00,00 viu?   ''Tô bebum mas não tô burro! E tenho boa memória, uma boa memória!  Você disse que a ''Jeuza'' ganha r$ 2.000,00 com extras, não foi?
Então,  eu sou o extra! kkkkk 

            Do lado de fora seu motorista estranhou sua demora, e entrou na casa e sentou-se ao lado do Engenheiro.    O ''doutor'' Bastou olhou para ele segurando um copo cheio , e jogando um braço por sobre o ombro dele acabou por derramar o copo em seu uniforme.

____'' Mil perdões meu amigo! Mil...dois..três mil perdões!  Você nasceu em Bom Jesus dos Perdões, eu sei.  ah ah ah ah...essa foi boa...boa de perdões...ah ah ah ah "

          Cadê a moça!?  Cadê a moça!?
____ Doutor Bastos, vou levá-lo para casa!  O senhor não está passando bem!

____Espera João!  Perdão, seu nome é João?

____É sim Doutor, acertou meu nome. Vamos!

           Ao tentar erguê-lo....hummm quem dera...o homem pesava um bocado, como diria o ditado pesava mais que burro de carga.   A moça com quem ele queria tomar um drink aproximou-se, e perguntou ao motorista:

___Ele pagou a conta?  Eu vim receber, o Gerente pediu prá eu vir aqui receber a conta dele.

___ Moça, ele pesa um bocado!  Você consegue pegar a carteira no bolso dele?

___E quanto foi a conta? Perguntou João

___R$ 8.000,00 ( Oito mil reais) 1

___Você enlouqueceu mulher?  Que conta é essa?  Ele ficou aqui por menos de 2(duas) horas, só vejo um copo e uma garrafa. Isso tá errado!  Cadê o Gerente?

___Ele precisou sair!  Por favor me pague a conta ou serei mandada embora.

___Eu não sei se você vai ser mandada embora, mas aqui não ficamos, e muito menos pagaremos esse valor.  Nem uma explicação vai dar conta disso.

___Moço, eu preciso deste emprego,  eu canto e trabalho, do mesmo jeito que os outros, e ainda hoje estou cobrindo a falta de uma colega.   O gerente me disse que vou ganhar o dobro do salário.

___ Se quer ajudar, me ajude a levá-lo até o carro!

           Cada um de um lado o segurava por debaixo dos braços e caminharam lentamente. Ao chegarem ao carro a moça devolveu a carteira.

___Desculpe eu peguei quando o senhor perguntou, eu não tirei nada, pode conferir!

____VOCÊ É A MOÇA ! VOCÊ É A MOÇA!

             Ouviram a voz do Senhor Bastos!

____Cante para mim! Adoro ouvir sua voz!  Cante!

____ Canto um pouco e volto para o serviço. Eu invento alguma desculpa.

____Tome r$ 1000,00 ( hum mil reais) , isso deve pagar e ainda sobra. Assim você mantém seu emprego.

        A moça cantou e antes que terminasse Doutor Bastos dormiu.

____Obrigado ! Eu nem sei seu nome.

____É João !

___ O meu é Maria...Maria Augusta!

        Doutor Bastos apenas cochilou e dormiu depois que ouviu o nome...Maria Augusta!

           O atual Prefeito, outrora o Secretário de Obras Públicas lembrou da cantora!


       Passaram-se alguns dias depois daquela noite, o Engenheiro Bastos retornou a casa noturna. Queria ouvir novamente aquela cantora que dissera o seu nome, enquanto achava que ele dormia.

       Ouviu um, dois, três, quatro cantores...e nada de ouvir Maria. Chamou novamente aquele Gerente, e estava sóbrio, nenhuma gota de álcool.

  ___Boa Noite, Doutor Bastos como vai, tudo bem ?

 ___ Estou bem! E a Maria Augusta cadê ela?

 ___ Hoje é a dia da folga. A Januza cobre a folga e assim segue.

 ___ Por acaso eu estou devendo alguma coisa para a casa? perguntou Bastos

 ___ Hummm, não Senhor Bastos, sei que é muito bom de contas. Seu motorista contou-me o que aconteceu da última vez,  e sua presença aqui sempre é bem vinda. Vai beber alguma coisa?

____Que pena Maria não estar aqui, ela canta muito bem!

          Por favor para não desagradar nem a Gregos ou Troianos, prepare um Dry Martini!

         Boa piada Senhor Bastos, só não sei se agradaria os Troianos!

Com licença Senhor Engenheiro, preciso tirar o pó dos balcões!

        A secretária desceu as escadas trazendo cópia impressa do arquivo em uma pasta azul!

Obrigado! Deixe-me olhar estes papéis, esta na hora de tirar o pó dos balcões, meu amor. 

___Que expressão estranha. Caso esteja falando deste documentos eu apenas imprimi na impressora antiga, e ela não deixa poeira que eu saiba.

___Nada não, está tudo bem ! Eu te amo!  respondeu folheando

___Se toda vez que eu imprimir você falar assim, eu vou cansar de trazer relatórios.

           Olhe , olhe isto aqui.  Anote o CNPJ desta empresa, e faça uma busca em todos os cartórios, veja se ela ainda esta ativa, e nada que a desabone. Depois que estiver tudo correto, pode enviar um e-mail para a empresa. Quero contratar para realizar outro estudo de impacto ambiental.  Viu os valores que cobraram à época?  

___ E a licitação , digo, o edital da licitação deve esperar um pouco, senhor Prefeito?

___Digo apenas uma coisa, o Direito Administrativo nunca foi o meu forte, é como comer giló com açúcar!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K