VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

terça-feira, 16 de junho de 2020

Vigésimo quarto capítulo - O Banco acerta o financiamento da Cooperativa.




                    Em frente ao Banco três pessoas estavam a espera de Gervásio, Maria Augusta e o Prefeito Josias Bastos que trouxe um fotógrafo para registrar o momento.  Sua esposa e secretaria cuidava desses detalhes agendando entrevistas, eventos com sua participação, e até algumas fotos de suas participações na cooperativa.

  A cidade, portanto, já sabia das suas recentes decisões.  De certa forma ele estava desempenhando sua função política, sendo transparente, agradando ou não.

                As pessoas na porta eram o pai de Gervásio, primeiro secretário da cooperativa, e respectivamente Silvério e Garcia, segundo e terceiro secretários, presenças necessárias para assinar os papéis da liberação do financiamento de piscicultura, incluindo a construção da Usina fábrica de inseminação artificial de peixes e crustáceos
.

                     Previamente, através de seu administrativo/ financeiro/jurídico utilizando das políticas  agrícolas públicas , disponibilizadas pelo Governo do Estado e através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento está o Fundo de Expansão do Agronegócio, que compreende o apoio aos produtores rurais, pescadores artesanais, bem como suas cooperativas e associações, conforme autorizado por decreto estadual. O Fundo chama-se FEAP/BANAGRO que é um Banco do Agronegócio Familiar.

             Apoio financeiro é concedido aos produtores rurais paulistas, desde que enquadrados como beneficiários do FEAP, possibilitando financiamento agrícola, disponibilizando linhas de crédito rural em diversas atividades agrícolas, com juros subsidiados, subvenção em programas e projetos instituídos pelo Governo do Estado, acesso ao seguro rural e demais ações pertinentes à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
No caso da Cooperativa eles estavam devidamente enquadrados quanto ao item  do decreto que referindo-se a Piscicultura dizia o seguinte:

PISCICULTURA EM TANQUES REDE:
Aquisição de tanques-rede, cuja capacidade ou cubagem total não poderá ultrapassar 1.000 m³ e material para sua fixação, barco e acessórios, aeradores, kits, equipamentos para análise de águas e medição de parâmetros limnológicos, formas jovens(com atestado de sanidade emitido por médico veterinário) e ração para o primeiro ano de operação e outros equipamentos e/ou estruturas necessários para a exploração da atividade.

                 Um advogado do Jurídico da Cooperativa esteve na Prefeitura pela manhã e teve acesso aos formulários  e assinou em concordância, o que tornava desnecessário a presença dos secretários.   O Prefeito Josias Bastos olhou para sua secretaria e disse que estava tudo bem, que o advogado da Prefeitura tinha encaminhado ao Posto Agrícola, que por sua vez encaminhou ao Banco , agente financeiro, a Declaração de Aptidão ao FEAP (DAF), fornecida pela CDRS e os documentos necessários para a análise de crédito.

                  Até aquele momento o decreto ainda vigorava, portanto nenhum obstáculo para a liberação do financiamento.

                   Tudo foi rápido, mais algumas fotos no momento das assinaturas com Prefeito e sua esposa , secretariando.   O Gerente igualmente feliz por realizar a primeira liberação de financiamento no programa de Agronegócio Familiar. 

              Certamente, ele seria escolhido o Gerente do mês naquela região. E com as fotos divulgados no Jornal da Cidade fariam inveja aos Gerentes dos outros Municípios vizinhos.   Claro, o Prefeito Josias Bastos sabia disto, que agradaria em cheio ao seu partido político.   Ossos do Ofício!

                Gervásio queria saber da parte prática:   Quando a Cooperativa receberia o dinheiro do Financiamento?

____Não se preocupe, todas as pessoas envolvidas, ou seja, todos que assinaram receberam comunicados do próprio Banco. É apenas uma questão burocrática, porque a Central irá dar seu Aval, inclusive vai publicar na Imprensa , dando visibilidade ao Projeto que é de grande alcance social.

             Ahhh;;;também será publicado no Diário Oficial da União, porque envolve a ação do Governo através do FEAD/BANAGRO.

      É melhor você se acostumar com esse linguajar técnico, meu amigo!   

____Gervásio, por favor!  Depois me explique tudo, eu preciso voltar para o Mangue.

____Maria Augusta, desculpe...eu não me esqueci de nada, estou me empenhando para agilizar as licitações que também será publicado no Diário Oficial.  Vamos realizar a escolha dos melhores projetos de engenharia para a construção da Ponte. E avisarei você para olhar as plantas, e iremos analisar junto com os Engenheiros aprovados o que for melhor para a comunidade.    Esta bem?

____Obrigado, Josias!  Digo, Prefeito!  Perfeito...digo Prefeito Josias Bastos!






____Bem Senhores, aproveitando que estamos aqui todos juntos, porque sou muito solicitada no Grande Mangue, quero convidá-los a fazerem uma visita à nossa comunidade que é tão populosa quanto é a Vila dos Pescadores Rainha do Mar.  Aproveitaremos para discutir a necessidade de descentralizar discussões na Cooperativa sobre questões da pesca dos crustáceos, que eu prefiro chamar de Caranguejos mesmo.  

         Ainda não conversamos sobre a nomeação de minha irmã para a sub Prefeitura, e apesar de ser uma pessoa altamente qualificada, ela gostaria na verdade de trabalhar com Gervásio na primeira Unidade de Inseminação Artificial, uma vez que ela é Bióloga de formação, e pode contribuir muito.   Eu aceitaria de bom grado se o respeitável Prefeito indicasse um nome que a comunidade conhece e confia. Disse Maria Augusta ao Prefeito.


___Muito bem, Maria Augusta!  Quem mais eu poderia indicar senão você? E acho, pensando melhor, que é exatamente você quem deve ocupar o cargo.  Isso vai ajudar demais o seu trabalho, evitando seus deslocamentos cansativos até aqui na Vila, concorda?  Mas eu lhe adianto que a sub Prefeitura irá mantê-la bem ocupada.   Terá que administrar muita coisa, você aceita o cargo?

____ Extra oficialmente?

____Sim, aqui é um convite, você deve pensar sobre o assunto e ponderar bem.   De minha parte eu posso assessorar com o administrativo/financeiro/jurídico ou se preferir posso indicar um bom escritório que trabalha para o meu partido.  Aliás, se você simpatiza com a nossa linha de atuação, eu recomendo a sua filiação ao meu partido, assim fica tudo em casa!     

        Gervásio acompanhava a conversa com interesse, e interrompeu, pedindo desculpas.

____Senhor Prefeito Josias Bastos, eu também devo me filiar ao partido?

____Seria bem conveniente! respondeu-lhe apertando as mãos de Maria Augusta e Gervásio,entrando no carro preto com placa branca, o carro oficial da Prefeitura.

____Se eu aceitar, Prefeito, vou querer um carro igualzinho!  Falou alto Maria Augusta.

___Você vai ter Maria!  Você vai ter!   acenou pela janela, enquanto o motorista particular abria a porta de trás para sua esposa.

       Maria Augusta olhava com um pensamento :-  '' Acho ela tão  sem sal!"

O motorista deu a volta, entrou ajeitando o quepe, ligou o carro e saiu devagar em direção ao prédio da Prefeitura que ficava, apenas, a 1 quilometro, do outro lado da praça.  


____Veja Maria Augusta que desperdício de dinheiro!   Usar um carro com motorista particular apenas para dar uma volta ao redor da praça.  Eles poderiam ir a pé, não é verdade?  E nem sei se ele apresenta suas despesas, tipo, gasolina gasta e o salário do motorista que deve ser concursado.

____Gervásio, já está me dando o que fazer e eu nem assumi a sub Prefeitura.   Qual bandeira vou hastear no Mangue. Eu garanto uma coisa: Minhas despesas com carro e motorista serão as mesmas que ele tem, exceto se minhas distâncias a percorrer forem maiores, e certamente elas são, meu amigo!

         Essas coisas de bandinha musical, foto na parede, ahhh sei lá...vai ser engraçado! kkkk  Gargalhava alto Maria Augusta.

____Maria Augusta, a nova e primeira sub Prefeita do Grande Mangue. Quer saber? Acho que vou gostar e darei conta.  Muita gente vai entrar na roda, vai trabalhar na palma da minha mão, claro, porque até essa ponte, adorável, ficar pronta, eu terei uns três anos ou mais para trabalhar.     Eu tenho que deslocar algumas comunidades para outros lugares que não sejam afetados pela obra.  Isso tem que ser um trabalho conjunto com o Prefeito que irá cuidar da desocupação deste outro lado.   Se tivermos que pagar indenizações elas deverão ser pagas com valor justo de avaliação.

___Ave Maria, eu já estou de cabeça quente. Não tenho medo e nem receio, gosto de uma boa briga, está no meu sangue, tenho garra de caranguejo violino!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K