VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Terceiro capítulo – Vendendo o peixe aos Turistas!



                      Como sempre faziam, D.Teresa, Sr.Antonio e filhos vestiam aventais adequados e limpavam muito bem os peixes em mesas dobráveis de tampo de fórmica. As meninas Márcia e Carla cuidavam da higienização das facas e outro utensílios utilizados, tais como talheres, vasilhas de alumínio, baldes grandes e jarras.
                   Não faltava vinagre e limão. Graças a uma iniciativa do Sr. Antonio e do filho Gérvasio e em parceria com a Prefeitura da Cidade de Buris os pescadores receberam quiosques com excelentes instalações, não apenas a limpeza e venda dos peixes que os turistas se quisessem  podiam pedir para fritar com acompanhamento de arroz, feijão, e fritas.
                 Todos os peixes limpos ficavam reservados em gavetas cheias de gelo picado bem visíveis para serem escolhidos.
                A família refletia nos rostos uma felicidade sem tamanho, e lembravam que estavam em plena páscoa limpando os peixes, vendendo e desejando a todos Feliz Páscoa.   Era Domingo a festa da Páscoa, D.Teresa muito católica não cessava de agradecer aquela benção olhando várias vezes ao marido, filho e filhas. Um regozijo entre eles que olhavam também aos céus como que buscando o rosto de Deus.  Sr. Antonio chamou a esposa de lado e perguntou: Vamos contar os peixes que ainda temos!     Somos devotos de Nossa Senhora dos Navegantes e neste Domingo eu não posso deixar de dar graças.  Consegui que o Sr. Claudio  pagasse um preço melhor pelo quilo do agulhinha e agulhão, mas eu sei que os outros companheiros cooperados não pescaram tanto quanto nos.  Teresa, a graça sorriu para a nossa família nesta semana, e em especial no dia de hoje.   Somos ao todo na Vila aproximadamente 30 famílias de pescadores, e não seria justo ficarmos com toda essa glória. Creio que Nossa Senhora quis testar a nossa fé. Entendo que nosso filho realizou um grande trabalho com as redes. No entanto, não descreio que neste Santo dia, em que comemoramos o renascimento do Cristo, a sua ressurreição, Ele que buscou pescadores de peixes para serem pescadores de homens, ilumina nossas mentes, dando a sua paz e seu auxílio.  Concorda comigo Teresa!
___Vamos contar os peixes! Ou melhor, vamos repesar, assim poderemos separar alguma caixa!
____Bem pensado, Teresa !  Avise nossos filhos, principalmente Gérvasio. Aliás, onde ele está?
            Eu vi Gérvasio conversando com alguns turistas, ou talvez amigos. Veja, ele está voltando, parece que está querendo contar alguma coisa, ele vem correndo.
____Temos um longo dia pela frente Meu Pai e minha mãe. Chegou falando isto!
_____ Filho, eu e sua mãe queremos distribuir peixes aos outros cooperados!
_____De graça meu Pai!?  Como assim!?
_____Eu ainda não contei os peixes.  Mas quero chamar o chefes de cada família e dialogar com eles porque hoje, filho, é Domingo de Páscoa!
_____Pai, o que o Senhor Decidir eu acato, mas você viu como foi trabalhosa esta pesca. Claro que fomos abençoados, mas quando faremos outra pesca assim?  Eu preciso conversar com o Senhor sobre uma ideia que tive, ainda quando descia a rede sobre os corais.
          As meninas não param de limpar os peixes, até parece que eles se multiplicaram nas caixas!   Meu barco certamente estava mais cheio, eu me recordo que abasteci com mais peixe, sim, eu fiz isto.
____Tudo bem, enquanto o Senhor chama outros pescadores eu ajudo a mãe e as meninas na contagem e limpeza.   Duas caixas de peixe devem dar uns 120 quilos! É bastante!
          Senhor Antonio deu um abraço no filho e caminhou pela orla percorrendo as baias e um a um os pescadores foram se ajuntando na baia do Argenor.
____Amigos! Que Nossa Senhora dos Navegantes esteja com vocês. Feliz Páscoa!
              Nem preciso contar o que você já deve estar sabendo;  a grande pesca que eu e Gérvasio realizamos!
              Eu sou católico e reconheço a graça de Deus em nossas vidas! Esta Graça não é apenas minha, ela é de todos nós!
           Argenor depois de Antonio era outro pescador cooperado bem respeitado na vila, e rapidamente aproximou-se de Antonio e falou baixinho:
_____Antonio meu bom amigo, irmão!  Antes que você viesse aqui, seu filho já tinha conversado comigo. Então ele ainda não lhe contou as novidades!? Resolvemos formar uma empresa de cultivo de peixes, por inseminação artificial. Não comente com ninguém, é segredo. Você tem um filho de ouro! Você já ouviu falar em inseminação artificial?  E não para por aí! Novamente seu filho, é um garoto esperto. Ele é um visionário, vai longe.   Ele nos encheu de esperança e alegria.
            Não se preocupe fica com os peixes, porque muitos peixes virão!  E haverá empregos para todos! Mais do que nunca iremos ficar unidos, nossas famílias, e as famílias inclusive dos vilarejos vizinhos.
____Com lágrimas mal disfarçadas, Senhor Antonio nem conseguia articular as palavras, porém emendou.
____Você disse que é segredo, não disse?   Ohhh Minha Mãe querida( olhou para o céu) o que está acontecendo conosco? Tudo está indo tão depressa! Faça-me entender a sua vontade! ( Ele pensava em silêncio).
____Então para manter o segredo, trarei duas caixas de peixe, e você distribui para as outras famílias. Podem vender se quiserem ou levar para as suas casas!
____Antonio ! Queremos agradecer sua oferta, é que vocês ficaram tão felizes com a pesca que nem repararam que todos nós fomos felizes igualmente nas nossas!  Pescamos um pouco de agulhinha, do macho e da fêmea, claro que nem tantos quanto vocês. Gostamos muito de você ter feito uma boa negociação no preço destes peixes. Você sabia que o Agulhinha Branca é vendido para os restaurantes por r$ 15,00 ( quinze reais) o quilo?  E principalmente por essa e outras  que precisamos conversar a respeito da formidável ideia de Gérvasio.
          Pescamos peixe a tantos anos, meu amigo, mas sabemos tão pouco sobre a culinária, quero dizer, o que faz o Agulhinha Branca alcançar esse preço,  quando aqui arriscamos nossas vidas minguando algum lucro?   Quando conversar com o Gérvasio irá ouvir dele um discurso de um homem, repito, um homem que se preocupa em oferecer melhores condições de vida aos pescadores de nossa vila.
          Estou agendando com os companheiros uma reunião na próxima quinta-feira, contamos com a presença de vocês.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K