VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Sétimo capítulo - Senhor Simão faz uma revelação!


                      Desde aquele mergulho, próximo ao paredão no entorno dos corais, ainda nos limites permitidos de pesca que Gervásio não tirava da lembrança as lindas imagens do cardume de agulhinhas que ficou bailando à sua frente subindo e descendo muitas vezes as águas mansas que assim se apresentavam naquela magnífica tarde, aquela abençoada tarde.  Uma pesca como nunca havia realizado desde há vários anos.   O pai de Gervásio conversando com ele por esses dias confidenciou:  ___ Filho querido, eu praticamente posso encerrar minha vida de pescador com este feito que realizamos lá pertinho da Ilha dos Marrecos. Que pescaria !!! Dois barcos cheios de Agulhinha e Agulhão! E vendemos muito. Eu gostaria de voltar lá, mas agora o tempo não ajuda. Tem chovido muito e a previsão será de mais chuva. Tão cedo não iremos voltar.   
                 ____Verdade meu pai, mas na verdade eu também gostaria de voltar e ir até a Ilha dos Marrecos.     Ela fica dentro dos limites territoriais ?  Eu pergunto porque sei que dos limites de pesca está fora de autorização , disso eu sei. Mas a Ilha é propriedade da Marinha Brasileira?  É muito importante que eu saiba disto por causa da ideia de inseminação artificial dos peixes. Claro que iremos fazer isto aqui mesmo, mais próximo da vila, por causa do acesso mais rápido e controle das quadras ou bolsas de cultivo, é assim que quero chamá-las: sim, quadras de cultivo. Dá prá entender, meu Pai?
                  ___Sim, entendo sim. Quero aprender tudo, sua ideia me agrada muito.  Vai gerar empregos para a vila, e outras da região.   Quer ir até a sede da Cooperativa, primeiro?   Aliás, hoje é dia da reunião agendada.   Melhor você escrever tudo o que vai falar.  Já fez as pesquisas?
                  ___Sim, tenho várias anotações que fiz na Universidade.   Ano que vem, tem vestibular! E fiz a minha escolha : Piscicultura com ênfase em inseminação!
                   ___ ''Ênfase?''  perguntou o Pai.
                   ____ É o mesmo que especialização!
                  ____ Hummmm
                     Aquele notebook que compramos para a Cooperativa vai ajudar muito, sabe? disse Gervásio.
                   ____Comprei em 10 vezes. É bem caro para comprar à vista!
                   ____Ajudarei a pagar, Pai.   E um computador será pouco, se tudo sair como eu planejo, o senhor verá vários em funcionamento.   Até os filhos e filhas dos pescadores irão aprender a usar.
                   ____Nossa! Então a coisa é muito séria!  Quero ficar à par de tudo, hein?  Deu um forte abraço em Gervásio!   Vamos! Vamos até a sede.
                    ____Entraram em uma caminhoneta cabine dupla que também era da Cooperativa, mas que o senhor Simão tinha autorização para dirigir. Gervásio ainda não tinha habilitação, embora contasse com dezenove anos completos.
                          Senhor José Simão era um dos cooperados mais estimados pelos outros pescadores, mesmo aqueles que eram de outras vilas, e olhando para o filho enquanto dirigia ele pensava sobre qual peixe seria melhor para a reprodução e venda, porque embora o peixe agulhinha e agulhão fosse bem procurado naquela região, ele sabia que em geral estes peixes não eram consumidos como alimento, e sim comprados para aquários, ou seja, eram peixes ornamentais.
                    ____Gervásio, porque você quer reproduzir o agulhinha e o agulhão se eles são mais peixes ornamentais ?  Para os fãs de aquários eles são vendidos bem baratinhos, você sabe que o tamanho varia entre 5 (cinco) à 7(sete) centímetros.
                      ____ Claro, Pai que sei disso, mas tradicionalmente nossa região consome eles como alimentos, são saborosos . É uma questão que vou conversar com os cooperados e eles saberão me dar razão. Vamos trabalhar a produção de duas maneiras, a reprodução natural e a artificial.  Eu decidi cursar a Universidade para me especializar em Psicultura, como lhe falei antes. Mas sabia que há Cursos Técnicos à Distância sobre isso ? Tenho um esquema planejado de como farei os jovens aprenderem e trabalharem diretamente mesmo não tendo formação Universitária.
                        ____Então, filhão! Minha preocupação é a grana, a parte financeira do seu projeto. Como vai iniciar?
                          ____Calma Sr Simão !  O segredo é a alma do negócio!  Na reunião que começa às 21:00 hrs apresentarei inicialmente as bases do projeto, veja bem !  Não será apenas a reprodução do agulhinha e agulhão, e sim de outros peixes.  Pensa que eu esqueci do seu comentário sobre o peixe , provavelmente o Salmão, custar r$ 15,00 nos Restaurantes da cidade? Sabe o que eu penso? Penso que esse Salmão, perdoe o trocadilho é bem ''solamão''!
                           _____ Olha, sei que você está animado, eu também estou, porém vejo que há questões delicadas nesse negócio.
                            _____Exato, e por isso que sua presença é fundamental nesta primeira reunião.  O Senhor é um bom negociante, o melhor que conheço, não falo porque é meu Pai! Disse sorrindo. O Senhor como se costuma dizer '' é macaco véio'' com experiência no ramo.   O Senhor vende Salmão na praia, não vende ?  
                             ____Vendo sim, às vezes tenho que vender quando fica difícil a pesca de outros peixes, e outros pescadores acabam fazendo o mesmo . Escute bem o que vou lhe dizer, se é que não disse isto antes. O Salmão que eu vendo é Salmão de cativeiro, ele naturalmente , digo, em sua origem, o Salmão é  particularmente encontrado nos oceanos Atlântico e Pacífico. Sinceramente eu não gosto de vender um peixe tão caro, porém quem manda no mercado, filho, é a demanda, a procura. Mas é bem pouco o que vendo, apenas para puxar a venda de outros peixes que consigo. E você sabe muito bem disso. Então, nós temos o Salmão que vem do Chile, a maior parte dele criado em cativeiro. O melhor Salmão vem da Rússia e do Alasca.  Meu comentário sobre o peixe do restaurante foi infeliz. Um Salmão de excelente qualidade custa bem mais que r$ 40,00 ( quarenta reais), portanto, alguns pedaços que vendo saem por r$ 9,00 . Ainda corro o risco de ser preso, você...desculpe, filho, talvez esteja surpreso com esta revelação. Achei até que soubesse. Enfim, faz algum tempo que deixei de vender esse Salmão. Foi uma ignorância minha. Nem mesmo a cor avermelhada dele seria verdadeira, porque há cativeiros igualmente nos E.U.A, Canadá, e Norte da Europa que fazem uso de corantes sintéticos. Quando comprava ''dessa gente'' e penso que eles sejam os menos culpados ou responsáveis, eu guardava os selos de procedência, geralmente informando que vem do Chile. Um ou outro acusam procedência de mares do Norte. Dessa forma eu me precavi de alguma autuação fiscal.
                                ____Mais um motivo para iniciarmos o projeto! Quero pesquisar toda as propriedades medicinais do Salmão que ouço falar serem entre outras, um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, inflamatórias, e atua no sistema imune. É  fonte de Triptofano, Vitamina D, Ácidos Graxos, Selênio, Proteína, Vitamina B3, Vitamina B12, Vitamina B6, Fósforo e Magnésio. É excelente fonte de Ômega 3, substância que reduz em até 81% a chance de ataque cardíaco
                                ____A Cooperativa proibiu o Senhor de vender o Salmão?
                                ____Na verdade, proibir não é bem o termo.  Você sabe que temos barcos menores.  A pesca mais ''pesada'' é feita por barcos bem maiores e esses barcos vem aqui, comercializam  o Salmão de cativeiro, que é lucrativo, ainda que não proveniente do Alasca ou Rússia. Não me pergunte porque mas acredito que alguém faz vista grossa para esse comércio. No fundo também somos responsáveis.
                                 ____Ahhhhh Paizão, Paizão! Olha só ! O senhor mesmo sabe a resposta!  O Salmão é trazido aqui para abastecer os restaurantes ! Garanto que eles desembarcam algumas caixas mais caras, que devem ser o Salmão de melhor procedência. E vendem aqueles criados em cativeiro. 
                                     _____Pode até ser! Mas a Anvisa aumentou a fiscalização ultimamente, e inclusive o consumidor aprendeu a distinguir o melhor Salmão. É uma questão de saúde principalmente.  Os corantes sintéticos podem causar alergias, problemas de visão e, segundo estudos recentes, podem ser tóxicas e carcinogênicas.
                                         ___Cautela e canja de galinha não faz mal à ninguém! Por hora, não toque nessa história do Salmão! Advertiu o Pai de Gervásio.
                                         ____Tudo bem, eu irei ou melhor, nós iremos com calma! Quando chegarmos  a sede quero que me ajude a salvar uma pesquisa no computador. A Ilha dos Marrecos esta me chamando de volta meu pai. Mais ainda depois de conversarmos sobre o Salmão. Os peixes agulhinha e agulhão continuam como destaques do projeto, sim. No entanto, iremos pesquisar sobre peixes que tenham qualidades semelhantes ao do Salmão.
                                             Se o Senhor realmente estiver interessado, pode arregaçar as mangas! Teremos muito trabalho pela frente ! 
                                        ____Ah é ! Pois escreva ai no seu caderno de anotações:  Os alimentos mais ricos em ômega 3 são os peixes de águas profundas: salmão, arenque, atum, sardinha, truta, cavala.E estou recordando agora de uma tabelinha resumida  de propriedades alimentícias de alguns peixes do litoral brasileiro. Nessa lista temos a famosa Tainha que você tanto gosta. O que você acha de convidar o Prefeito Josias Bastos para a reunião de hoje?
                                          ____Com certeza que ele virá, afinal ele é o filho mais velho do Mestre Martins. Se bem que nesta semana teremos os preparativos para mais uma Festa da Tainha na Brasa e os violeiros da vila irão se apresentar em frente à Igreja Matriz! ''Eita, Festão que eu gosto!" cantou Gervásio.
                                          ____É verdade! Como é que iria esquecer dessa Festa? Sua mãe adora! O Padre mais ainda porque faz duas missas a cada dia, nos três dias que dura a festa. Olha ai no banco de trás ! Tenho cartazes prontos para distribuir na reunião. 
                                           ____Eu é que ia quase esquecendo, Pai, de tão concentrado que estou com o assunto de hoje. Obrigado por ter lembrado, assim aproveito o gancho da festa pra tocar no assunto do projeto.              
                                       ____Chegamos !  Desce e abre o portão do estacionamento!
                                       O estacionamento era um terreno vazio bem ao lado da sede, um terreno com aproximadamente 100 m2 e capacidade para estacionar mais de 30(trinta) carros. Os carros da Cooperativa tinham vagas demarcadas na frente da porta central.
                                          Senhor Simão estacionou, enrolou embaixo do braço os cartazes, e pegou o caderno de anotações que ficará no banco de passageiros quando Gervásio desceu.
                                        ____Segura aí seu caderno! falou o Pai jogando o caderno em suas mãos.
                                     
                                   
                     
                                     

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K