VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Décimo Primeiro Capítulo - Prefeito Bastos tem um encontro misterioso!



 
                    A moqueca de D.Teresa ficou tão famosa que começaram a atribuir ao delicioso prato propriedades, digamos, de aprimoramento dos sentidos, ou na melhor expressão, afrodisíaco. E com certeza era verdade. D.Teresa melhorou o sabor que já era bom adicionando pitadas de pimenta caiena, por sugestão, do Sr.Jorge que confidenciou a amigos pescadores e frequentadores de seu restaurante o uso do exótico tempero.  Em pouco tempo não apenas D.Teresa passou a utilizar a pimenta caiena, e sim todos os restaurantes, graças ao Sr. Jorge que trouxe mudas da Ilha do Marajó.  
                   Satisfeitos com o saboroso alimento servido após a Assembleia , o Prefeito Bastos e Maria Augusta caminhavam rumo à porta principal em forma de arco. Caminharam juntos com Gervásio e Senhor Antonio Simão até o estacionamento.   O Prefeito estava de muito bom humor, tanto que ofereceu uma carona à Maria e as crianças. A princípio ela queria recusar mas por causa das crianças que estavam coçando os olhos, sonolentas, ela aceitou.   

___ Prefeito Bastos, Maria Augusta! Gostaram da reunião de hoje? Perdoem as acomodações. Há algum tempo que estamos procurando melhorar nossas instalações, e aproveito para agradecer ao Prefeito a concessão do terreno para uso da Cooperativa.

___Gervásio, é minha obrigação ! Podemos fazer mais, outros eventos e festejos se aproximam e os estacionamentos das pousadas já não dão conta de atender aos turistas, principalmente na alta temporada.  Agora mesmo estamos preparando uma grande festa de aniversário da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, e a cidade ou vila como gostamos de chamar vai ficar repleta de gente para alegria de todos. Uma responsabilidade maior para abastecer o Mercado Central de peixes. Exceto aqueles em perigo de extinção ou pesca proibida como bem explicou o Gervásio na reunião de hoje. 

               Outra coisa, os  empresários das duas construtoras aqui estabelecidas, a Borden e a Renascimento  querem aproveitar a festa para divulgar o lançamento de três novos prédios. Dois lançamentos pela Renascimento e um pela Borden.

___Ora, ora, Senhor Prefeito que boas novas, não é mesmo Gervásio!? Comentou com ironia a Maria Augusta.   Ela sabia exatamente onde os três prédios estavam sendo construídos.

___Que bom ter comentado sobre a festa da Padroeira de nossa cidade ! respondeu Gervásio.

       O Senhor poderia nos receber em sua residência Prefeito?

___Como assim em minha casa?

____É que temos assuntos pendentes, não é mesmo Maria Augusta?!

____Já percebi que vocês dois estão de parceria, ou é impressão minha?  

        Indagou o Prefeito igualmente irônico.

____Não, não é impressão!  Podemos agendar ?

___Faça o seguinte:  Me ligue amanhã no meu Gabinete logo cedo, e minha secretária agendará, tudo bem?
respondeu 
____ Verdade! Ia esquecendo que a Prefeitura é sua casa.  

____Vocês me avisem quando iremos, porque levo quase 1(uma) hora para me deslocar, lembrem-se disto também, viu? Disse Maria Augusta.

      Um silêncio quase sepulcral entre os três até chegarem ao estacionamento.

     Ao despedir-se Gervásio entregou, discretamente, nas mãos de Maria Augusta um bilhete que ela tratou de guardar imediatamente no bolso da calça jardineira.

          Nem as crianças perceberam porque tão logo entraram no banco de trás caíram em sono profundo, mas logo foram acordadas em menos de meia hora ao chegarem na balsa que os levaria de volta para o Manguezal.   Maria Augusta trouxe as crianças para a reunião e sinceramente, ela estava profundamente arrependida de ter feito aquilo, sujeitando-as a assistirem ''enfadonhas'' com tédio mesmo.   Claro que para ela teve importância!  Pobres crianças!    Ahh tia Maria !
           Depois de agradecer ao Prefeito, coisa que jamais imaginaria fazer, ela procurou o melhor lugar dentro dos '' Containers''  utilizados pelos passageiros .  Tinham sido recentemente reformados com camas leito, uma pequena lanchonete , e até banheiro. A balsa fazia a travessia da parte mais larga entre a Vila e o braço de mar de águas salgadas que adentravam o Manguezal. Se houvesse uma ponte tudo seria mais fácil.  Precisariam de uma decisão do Governo Federal e da Marinha. Um antigo sonho da população local.
              
            Na tranquilidade aparente da balsa ela tirou o bilhete para ler. O que será que Gervásio teria para dizer que precisou escrever em um bilhete?

         " Maria Augusta tenho fortes suspeitas a respeito do Prefeito! Quero conversar com você antes de irmos à Prefeitura. É muito importante!  Depois darei mais detalhes!"

Assim que Maria leu o bilhete ela o rasgou bem picadinho.

Enquanto isso um grande sobrado, na parte mais alta da  Vila(cidade), abriu um portão de ferro automatizado e um carro preto com placa oficial da Prefeitura entrou velozmente. Estacionou de fronte a um pequeno jardim adornado de estátuas gregas e quatro homens armados vestidos de terno apareceram para receber o passageiro daquele carro oficial. O passageiro?   O Prefeito Bastos!

           A porta traseira foi aberta por um dos homens que através de um microfone embutido na lapela confirmou que era mesmo o Prefeito que havia chegado.   Na extremidade da comunicação outro homem combinou um código, ou senha, autorizando a entrada do Prefeito no grande sobrado.
            Uma construção formidável , cercada de palmeiras imperiais quase da altura do telhado. E uma vegetação robusta, praticamente inserindo 400 m2 que à noite, não fosse a iluminação da alameda, a deixariam invisível. Toda a área do imóvel alcançava mais de 600m2.  
             Acessando uma escada ampla de mármore branco em espiral ele subiu até o andar de cima, percorreu um corredor, sempre com o piso em mármore, acompanhado por um dos que seriam seguranças do misterioso anfitrião.    Durante a reunião da Cooperativa , ou melhor, dos cooperados, Bastos estava com um celular ligado e gravando toda a fala de Gervásio.
                O segurança bateu na porta falando o código, e esta abriu-se automaticamente. 
____Boa Noite, Prefeito !  Boa Noite!  Sente-se meu amigo, aceita uma bebida, um cafézinho, uma água? É só pedir!      Falou o enigmática homem a sua frente oculto por uma luz indireta que não deixava ver nitidamente seu rosto.  Além do que ele cobria a cabeça com um turbante à moda de um Sheik árabe. Uma enorme mesa oval o distanciava de seu visitante. Aquela não era propriamente uma visita, e sim uma prestação de contas. O Prefeito tinha o rabo preso, uma carta nas mãos de um Poderoso Chefão do crime organizado. Líder de uma quadrilha que contrabandeava mercadorias.

___ Então?  Recebeu direitinho o último depósito? Quais são as novidades?

____Boa Noite Senhor... Senhor...

____Não diga meu nome, já lhe disse isso antes. Será que você é surdo? Esbravejou

____Perdão! falou baixinho o submisso Prefeito Bastos.   Uma mudança da água para o vinho em seu comportamento, aquele homem lhe causava calafrios? Temor? Respeito? Admiração talvez.

___Recebi sim. Sem problemas. Temos novidades, com certeza. Trouxe a gravação da reunião de hoje, e uma cópia , isto é, o rascunho do projeto do jovem Gervásio, sabe? Aquele pescador filho do Antonio Simão, lembra-se dele ?

___Como poderia esquecer do velho Antonio Simão! Estou vivo graças a ele! Ele é um sujeito de sorte, sabia?   Sorte de ter salvo este safado. Sim, sou um grande safado, sem vergonha. E gargalhou alto, tão alto, que ecoou por todos os aposentos.   Os seguranças entreolhavam-se assustados com a gargalhada tenebrosa de seu Grande Chefe.
        Não entendo porque ele deixou de vender algumas de minhas mercadorias, mas tudo bem, vou relevar. Ele já tá ficando velho.  O filho poderia continuar o serviço, não acha?

____Com todo respeito, Chefe! Posso chamá-lo assim?

        Uma grande baforada de fumaça cheirando chocolate, enjoativo, exalou no ar.   Mesmo àquela distância o cheiro forte do cachimbo queimando aquele fumo misturado fez com que Bastos desse algumas tossidas. 

____Sabe Bastos! Você está me devendo uma boa novidade, eu quero, aliás, uma grande novidade!  Quero que arrebente a boca do balão! Disse numa gíria que Bastos já conhecia há alguns anos, mesmo antes de tornar-se Prefeito.

____Então, liga esse bagulho de uma vez. Vamos ver o que tem prá mim.

          Sem questionar nada, Bastos ligou o celular.  Em constantes baforadas, ele ouvia atento toda a gravação, e em dado momento ajeitou-se melhor na cadeira colocando os pés sobre a mesa revelando um par de botas brancas com duas estrelas prateadas, uma de cada lado.  

____Gosta destas botas Bastos?   kkkkkkk Botas Bastos  kkkkkk E gargalhou mais alto ainda!  Inventei uma piada! Eu sou f...!   Estou gostando! Estou gostando!  Disse referindo-se à gravação.

____ Quero saber mais desse moleque! Gervásio, né?  Pqp... que nome é esse. Antonio Simão deveria ter mais imaginação. Mas vai ver foi a mãe! Isso mesmo! Ele é um filho da mãe! Tá na cara!  

       Sua gargalhada confundia-se alternando lucidez com o torpor causado pela droga misturada ao chocolate, provavelmente, um pó envelhecido.

 ____ Aonde esse moleque tá querendo chegar com essa história de inseminação ?  Ele não pode atrapalhar meus negócios. Exclamou nervoso cerrando os punhos sobre a grande mesa de madeira entalhada.

___Se me permite Senhor, muito pelo contrário.   Ele vai aumentar seus negócios!

___Olhe aqui, seu Prefeitinho de M... Se você estiver armando alguma sabe muito bem onde fica sua última morada.

___Absolutamente Senhor. Vou trazer relatórios, tudo bem explicado.

disse o Prefeito que a esta altura tremia mais que vara de marmelo.

___Não lhe pago pra me trazer besteirinhas. Quero enxergar cifrões, muitos, muitos cifrões, quero jogar dinheiro pela janela, entendeu?

____Entendi sim. Entendi.

        Hoje você está dispensado. Vou ficar com estes papéis e o chip com a gravação. Pensou que eu estava doidão da silva, não pensou?  kkkkkkk

___ De modo algum Senhor, Chefe...quero dizer.. gaguejava Bastos

___Como você é um cagão!  Onde é que eu estava com a cabeça quando aceitei sua indicação para a Prefeitura. Mas a Organização decidiu que você tinha capacidade, enfim que seja!  Algumas coisas mudaram mas ainda sou o Chefe, a última palavra é minha. A Organização cresceu muito, feito um polvo com tentáculos. Atuamos até dentro de Igrejas através de generosas doações. Não somos tão malvadinhos, fazemos caridade. kkkkk   Gargalhava o sujeito.

  O segurança do lado de fora abriu a Bíblia em Deuteronomio , no lado esquerdo um coldre portando uma pistola automática, e na mão direita um rosário de pedras.

Afinal porque cargas eu estou contando estas coisas. 

____Senhor! Eu... balbuciou o Prefeitinho de M..

____O que foi agora? Desembucha 

____O tal moleque é esperto, não devemos subestimar.  Tem liderança nata!

        Jogando um calhamaço de dinheiro sobre a mesa, gritou :   Isto é liderança!

____ O Projeto ainda vai ser votado na próxima reunião. Podemos modificar alguns itens ou acrescentar outros.

____Fale mais! Fale mais!

____Ele é visionário, peitudo, mesmo!   Podemos aproveitar a rede de restaurantes e as pousadas. Aliás, Senhor, eu não sei se ainda posso impedir a fiscalização da pesca. Esta levantando suspeitas.

___ Bastos, por enquanto faça vista grossa. Daremos assistência jurídica se as coisas complicarem para o seu lado.   Ajude esse rapaz no que ele precisar. Tenho essa divida com o pai dele, mas seja cauteloso.

____Certamente, Chefe! Obrigado pelo depósito. Só mais uma informação.   O senhor gostaria de ser dono de um aeroporto?

____Você está gozando com a minha cara?

___Falo sério!   É um dos itens que quero acrescentar no Projeto. 

      Já tenho até o local:  ILHA DOS MARRECOS !

___ÔOOOO SEU BURRO! Tá querendo me encrencar com o GOVERNO FEDERAL!

       Até mesmo a ORGANIZAÇÃO tem seus limites, fique sabendo.

____Pode não ser a ILHA DOS MARRECOS mas o senhor terá seu aeroporto!

____Vai! Vai pra casa que sua esposa te espera, vivo ! kkkkkk

____Boa Noite!   Pode mandar outra cópia do projeto?

___De forma alguma!  Você que peça outra para o tal do Gervásio!   Diga que deixou cair perto da balsa!   Ou você acha que não sei que deu carona pra Maria Augusta? Tenho meus informantes!

             ''  E esta agora?  O homem era sua sombra vinte e quatro horas !''

____ Você será informado quando eu precisar !  Agora some !





    

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K