VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Décimo capítulo- Gervásio apresenta seu plano !


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZ3KRbpAn6U9zWhf1gXiAKmz9hyc48AklAhI4vmjrBK8pKgLTbaaWLxnSlJ7cwEJveyhdBTK3NpddH-bM3EcioPQy4asSLDoKcFoUv3G-FjZHf3UVA-iieD4kLXs7LFLnDzoyXZXOyRHE/w1600/garramarz%25C3%25A3o.bmp 

                     O relógio na parede mostrava seus ponteiros, o menor representando as horas sobre o numeral romano IX ou 21:00 hrs, e o maior representando os minutos sobre o numeral romano X ou 10 segundos.
                    Gervásio passou ligeiramente seu olhar sobre eles e não queria perder nem mais um segundo sequer, e até pediu para deixarem aplausos para o final dado o avanço das horas e a importância dos assuntos .     O Prefeito que era um viciado em manifestar-se teria que obviamente permanecer contido. Cruzou os braços apertando-os contra o corpo e assim ficou. Às vezes contorcia-se na cadeira visivelmente incomodado diante dos pescadores. Poderia na realidade estar mais preocupado em encher sua enorme pança com a moqueca que seria servida. Em gesto rápido ele esvaziou sua única garrafa de água mineral que a prodigiosa Carla trouxera à mesa dos convidados. Fazia calor aquela noite; dois ventiladores verticais amenizavam a atmosfera tensa e quente ! Literalmente mesmo!
                  
                    __Hoje eu vou falar de um jeito mais simples. Quero que todos aqui me acompanhem. Então vou usar o nosso ''jeitim'' de conversar, à bem dizer ( entonando o r final quase cantado). Um dos pescadores levantou o polegar positivamente.

____ Mas do Estatuto da Cooperativa,  paciência ! Vou ler mesmo.

____ Por favor Márcia, ou melhor, Professora Márcia, agradeço por secretariar os trabalhos desta noite, digitando no computador esta Assembléia.  Vamos aos pontos iniciais. Tão cedo eu não vou abrir água ( expressão que significa sair, afastar-se, ir embora; “O cação sumiu, então a tainha abriu água”). Houve riso aberto entre os presentes! 
         
_____'' Olha a aguagem grossa que vai lá, água norte e água sul!"  Disse Gervásio entregando uma maço de folhas que Carla distribuiu a todos, à mesa outras folhas foram entregues ao Prefeito Bastos e Maria Augusta.
DOS OBJETIVOS 
Art. 2 - A Cooperativa tem por objetivos:
a)  (descrever os objetivos e atividades da Cooperativa. Exemplo: oferecer serviços de telemarketing em nome de seus cooperados, em condições e preços convenientes);
b)  fornecer assistência aos cooperados no que for necessário para melhor executarem o trabalho;
c)  organizar as tarefas de modo a bem aproveitar a capacidade dos cooperados, distribuindo-os conforme suas aptidões e interesses coletivos;
d)  realizar, em benefício de cooperados interessados, seguro de vida coletivo e de acidentes de trabalho;
e)  proporcionar, através de convênios com sindicatos, prefeituras e órgãos estaduais, serviços jurídicos e sociais;
f)  realizar cursos de capacitação cooperativista e profissional para o seu quadro social.
Parágrafo único - A Cooperativa atuará sem discriminação política, racial, religiosa ou social e não visará lucro.

     ___'' Deu espada à rodo? '' Perguntou Gervásio.   Um sonoro SIMMM ecoou pelo salão.
                 
     ___Prestem atenção na letra f !   Realizar cursos de capacitação cooperativista e profissional para o seu quadro social.  Não quero falar disso à garné! ( de qualquer jeito, espalhado)
                
DOS COOPERADOS
a)  ADMISSÃO, DEVERES, DIREITOS E RESPONSABILIDADES 
Art. 3 - Poderão associar-se á Cooperativa, salvo se houver impossibilidade técnica de prestação de serviços, quaisquer pessoas que se dediquem á atividade objeto da entidade, sem prejudicar os interesses e objetivos dela, nem com eles colidir.
Parágrafo único - O número de cooperados não terá limite quanto ao máximo, mas não poderá ser inferior em número mínimo necessário a compor a administração da sociedade.
Art. 4 - Para associar-se, o interessado preencherá a respectiva proposta fornecida pela Cooperativa, assinando-a com outro cooperado proponente.
§ 1o - O interessado, após protocolar a proposta, deverá frequentar, com aproveitamento, um curso básico de cooperativismo, que será ministrado pela Cooperativa.
§ 2o - Concluído o curso, o Conselho de Administração analisará a proposta e a deferirá, se for o caso, devendo o candidato subscrever pelo menos 1 (uma) quota-parte do capital, nos termos deste Estatuto, e assinar o livro de matrícula.
§ 3o – Cada sócio poderá deter até o máximo de ... (.....) quotas-parte do capital.
Art. 5 - Poderão ingressar na Cooperativa, excepcionalmente, pessoas jurídicas que satisfaçam as condições estabelecidas.
Parágrafo único - A representação de pessoa jurídica junto á Cooperativa se fará por meio de pessoa (s) natural (is) especialmente designada (s), mediante instrumento específico que, nos caso em que houver mais de um representante, identificará os poderes de cada um.
Art. 6 - Cumprido o que dispõe o art. 4o, o cooperado adquire todos os direitos e assume todos os deveres decorrentes da lei, deste Estatuto e das deliberações tomadas pela Cooperativa.
Art. 7 - São direitos dos cooperados:
a)  participar das Assembleias Gerais, discutindo e votando os assuntos que nela forem tratados;
b)  propor ao Conselho de Administração, ao Conselho Fiscal ou ás Assembleias Gerais medidas de interesse da Cooperativa;
c)  demitir-se da Cooperativa quando lhe convier;
d)  solicitar informações sobre seus débitos e créditos;
e)  solicitar informações sobre as atividades da Cooperativa e, a partir da data de publicação do edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária, consultar os livros e peças do Balanço Geral, que devem estar á disposição do cooperado na sede da Cooperativa.

_____À amiga Maria Augusta eu chamo atenção para ao Art.3 e Art.4 para preencher a proposta de associação de interessados caso estejam presentes ou não. Quero dizer, que se houver mais interessados leve outras propostas com você.
____ Pois é amigos! Aqui ninguém vai escangalha! Levante a mão quem sabe largar picaré? Estou sendo claro? Quase todos disseram sim , mas dois jovens levantaram a mão e ficaram de mãos erguidas. Gervásio entendeu que eles queriam perguntar alguma coisa.

____Vamos lá! Perguntem

____ Escangalha é fazer pouco caso, é? E largar picaré é arrastar na praia um tipo de rede de malha fina? Perguntou o jovem que tinha cara de manata, ou seja um camarada muito rico.

____Exatamente! Vocês dois não são filhos de pescadores? perguntou Gervásio

____Somos sim, é que a gente é de uma vila mais ao norte e lá a gente usa a minjuada, conhece?

____Aproveitando sua palavra , meu amigo, gostaria de pescar muito mais do que usando a minjuada?  Perguntou Gervásio com um gesto largo das mãos imitando uma rede lançada ao mar.

        Acenaram positivo com a cabeça.

        Prosseguiu Gervásio:   Nosso vocabulário caiçara é muito forte mas chega de tanta viração, ou falo de mudanças para melhor, não para pior.  Meu projeto, indo direto ao assunto desta noite e respeitando a professora Márcia que olha prá mim um pouco aflita, eu deixarei o falar caiçara um pouco de lado, porque ela precisa anotar tudo o que falo e tem que traduzir nas atas, vocês estão de acordo?

_____   Fica tranquilo meu filho!   Estamos entendendo perfeitamente. Fale do jeito que você achar melhor.  respondeu no meio dos pescadores o Pai de Gervásio.

____Muito bem, eu proponho a criação de uma empresa de inseminação artificial de peixes, e gostaria que os amigos soubessem que eu e o nosso estimado Prefeito aqui presente iremos conversar bastante sobre o assunto, ainda mais porque esta iniciativa vai gerar muito emprego para nossa vila.  Vamos criar uma escola que será uma verdadeira rufada, e não precisaremos nos preocupar com o ligado e com uma tribuzana.

_____ Nossa Escola vai ensinar as melhores técnicas de inseminação dos alevinos, que são as ovas dos peixes, que serão cultivados em tanques ou até em raias em braços de mar manso que é o ligado que mencionei. Com isso teremos a garantia de peixes para a venda, além do que é melhor para o meio ambiente e preservação de algumas espécies de peixe ameaçadas de extinção.  A pesca tradicional vai continuar, sem dúvida. Porém aos poucos conforme todos vocês forem vendo e participando a diferença será incrível.  O que vamos fazer é no linguajar de um técnico, agregar valor.  Conseguiremos uma qualidade extraordinária no controle do peso, da qualidade da carne, enfim em muitos aspectos. 

____Olhem agora para a tela ! 

             Gervásio colocou sobre outra mesa, posicionada no meio do salão entre as fileiras,  um computador acoplado à um pequeno projetor. Ele ligou o computador digitando o endereço eletrônico da FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESCA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

                       Localizou um trabalho de apresentação em slides, conhecido como PowerPoint que tinha o seguinte título: LISTA NACIONAL OFICIAL DE ESPÉCIES DA FAUNA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO  - PEIXES E INVERTEBRADOS AQUÁTICOS.  PORTARIA MMA Nº 445, 17/12/2014.

                       ____ Vou falar rapidamente sobre esta lista. Temos a seguinte classificação por categorias. Categoria VU , Vulnerável. Categoria EN em Perigo. E categoria CR criticamente em Perigo. Poderão acessar a página depois em suas casas,  logicamente aqueles que tem computador, ou notebook, e celulares com capacidade de reproduzir vídeos. Na papelaria do centro há dois computadores que vocês ou algum familiar poderá imprimir uma cópia deste trabalho. É importante que os mais jovens leiam , porque em breve muitos estarão aqui lendo, estudando, trabalhando com várias dessas espécies.

                           O Prefeito Bastos olhava atentamente para Gervásio, bastante impressionado com sua desenvoltura apesar de tão jovem, ouvindo com interesse o seu projeto e rascunhava suas anotações sobre o papel deixado à mesa.
 

           

 ____Reconhece esta foto Maria Augusta?  Sim, é a foto de um Manguezal.   Dentre as espécies desta lista temos o Caranguejo-Guaiamun - nome científico Cardisoma Guanhumi cuja pesca esta proibida, exceto para a pesca artesanal realizada pela comunidade onde vivem os pescadores da Vila Maria Augusta , que recentemente foi homenageada com o nome de nossa ilustre convidada.
           
        Por favor, novamente prestem atenção agora neste texto deste outro endereço que chama-se SUSTENTAHABILIDADE da bióloga com mestrado em Botânica pela UNESP ,  KAREN P.CASTILLIONI :
       
'' O mangue é um precioso elo natural entre os ambientes terrestre e aquático, ocupando cerca de 70% do litoral tropical e subtropical do mundo. No Brasil, está entre os estados do Amapá e Santa Catarina. É um ecossistema florestal que sofre a influência da maré. Assim, quando a maré está baixa, a água doce do rio prevalece mas, quando a maré sobe, a água do mar se mistura com a água doce tornando-a salobra.

               A vegetação do mangue é formada por árvores e arbustos tolerantes à elevada salinidade. Nas florestas de mangue também podem ocorrer palmeiras, ervas, gramas, epífitas, algas e uma variedade de espécies vegetais aquáticas. Assim como a vegetação, sua fauna também é altamente diversificada. É constituída por crustáceos (siris e caranguejos), moluscos (mariscos e ostras) e alguns visitantes que frequentam o ecossistema para alimentação, proteção, reprodução ou durante parte de seu ciclo de vida. Este é o caso de peixes, répteis (tartarugas marinhas, jacarés e algumas espécies de cobras), aves (garças, socós, beija-flores, corujas e gaviões), além de mamíferos (morcegos, macacos, lontras, peixe-boi marinho). Enquanto que os caranguejos fazem residência fixa no mangue, como o caranguejo-uçá que é amplamente comercializado. Os caranguejos do mangue podem habitar tocas escavadas no solo, cavidades no tronco das árvores ou até mesmo viver nas copas da vegetação. ''

           A Doutora Karen é desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

          Senhores a sobrevivência tanto de nossa vila quanto de outros necessita urgente de uma comunhão de esforços e de novas iniciativas.  Podemos conviver em harmonia com a natureza, pois é exatamente dela que tiramos o sustento de nossas famílias.  Toda a beleza dos ambientes terrestres e aquáticos onde há a pesca natural ou artesanal igualmente pede socorro e temos a capacidade de salvar, sustentar e manter o equilíbrio do ecosistema.  Vamos realizar um trabalho conjunto com cientistas, conservacionistas, ambientalistas, e inclusive empresários da construção civil. A estes em particular temos excelentes projetos que já foram aplicados em outros países com muito sucesso.  Podemos estabelecer aqui um modelo padrão que poderá ser ampliado para outras regiões do litoral brasileiro. Pareço ambicioso ?  Não amigos, minha ambição é um caminho sem volta, sem união estaremos fadados a extinção.

             Maria Augusta interrompeu Gervásio: 

____ Concordo com você quando diz que temos capacidade de salvar, sustentar e manter o equilíbrio do eco sistema. Eu mesma travo uma batalha hercúlea, porque o principal obstáculo é implementar programas de educação, e isso tem que ser feito desde a base curricular das escolas. Sinceramente eu não entendo o que o homem , dito civilizado,  faz com sua inteligência a ponto de outro ser humano precisar sacudi-lo para as questões de  proteção ambiental. Em busca do lucro fácil ele atropela o que deve ser a questão primeira de convívio social : a defesa do meio ambiente. Estamos falando de amar a sua própria casa e aqueles que vivem dentro desta casa. Será que isto é pedir demais?  Disse Maria Augusta com o seu vigor característico,  com a voz embargada e rouca.

Gervásio e o Prefeito Bastos a aplaudiram acompanhados pelos demais!


___Muito obrigado Maria por sua palavras, você não esta mais sozinha!  Exclamou Gervásio em voz alta.

         Acredito que a Cooperativa deve aproximar-se mais dos seus cooperados.  Os dois homens ao fundo gravavam tudo em seus celulares. E é justamente a partir da implantação do Projeto de inseminação de peixes, e dentro do projeto há espaço para o cultivo de crustáceos lembrando os senhores que as aves também se alimentam dos caranguejos. Portanto Maria Augusta você já esta enraizada feito o mangue neste projeto. Você e sua comunidade!

         Desta feita foi o Prefeito Bastos que interveio:-

   Ele coçava a nuca e a fronte, depois voltava a coçar a nuca, por fim alisava o bigode. Era seu cacoete. E o povo dizia: Lá vem Bastos !

Maria Augusta e ele mantinham uma relação amistosa, diríamos mais política do que amistosa.  Bastos realizava uma gestão com altos e baixos. O breve discurso de Maria teve um endereço certo, porque Bastos nem sempre inspirava confiança quando deixava de acionar Orgãos fiscalizadores da pesca . Em linguagem popular ele fazia vista grossa, geralmente na alta temporada com as pousadas cheias.   Claro que Gervásio sabia disto. Seu projeto visava igualmente corrigir esta e outras distorções.   Seu projeto fatalmente iria precisar do aval do Prefeito, ainda mais com interesses dos empresários do ramo imobiliário em jogo. A construção civil depois da pesca era o setor que mais gerava emprego para todas as vilas. Duas grandes construtoras rivalizam-se na obtenção, ou melhor, na compra de bons terrenos, preferencialmente com frente para o mar, e geograficamente todo aquele litoral de vilas de pescadores assemelha-se muito em vários aspectos com as ilhas marajoenses. 

 ____Amigos, será necessário outras reuniões desta cooperativa!
Apresento, antecipadamente o resumo do que iremos discutir e colocar em prática , um deles é idêntico ao objetivo adotado pelo povo das Ilhas do Marajó:

Objetivo: Elaborar e executar o zoneamento ecológico-econômico, visando à conservação da biodiversidade, o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população marajoara, perdão, no caso destas nossas vilas. Preservar as espécies ameaçadas de extinção e amostras representativas dos ecossistemas. Implementar projetos de pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo. Neste item, esta inserido o projeto de inseminação artificial e/ou crustáceos.

Em especial quero apresentar minha moção de receber desta cooperativa a aprovação deste ante projeto que tenho aqui em mãos, todo ele referente à criação de uma empresa de inseminação artificial de peixes e/ou crustáceos, bem como outros assuntos de interesse desta cooperativa.

Senhor Prefeito Bastos há vários interesses envolvidos em toda esta questão, e também peço desta cooperativa a minha indicação como representante, digo, porta voz de todos os interesses dos cooperados. A partir de hoje minha dedicação será integral à implementação deste projeto, bem como de outros que serão derivados dele.  A Márcia vai imprimir para os senhores uma cópia, assim vocês poderão ler com toda atenção todos os itens.  Na próxima reunião iremos votar. Então peço que todos estejam presentes, inclusive novamente o Prefeito e Maria Augusta.   Sem a aprovação dos senhores, ou não seriamos uma Cooperativa, certo?
 
Estamos de acordo?  Márcia por favor agende as próximas reuniões e grampeie bilhetes nessas cópias com data e horários combinados.

Quero deixar registrado que não iremos repetir os erros cometidos em outras regiões, cito por exemplo, a instalação de salinas e de fazendas marinhas para a criação de camarões, e barramento de rios, agricultura, urbanização e aquicultura. Os impactos negativos sobre o ambiente marinho e da região original do mangue ocasionam não só degradação ambiental, mas também grandes perdas sociais e econômicas.

Darei por encerrada esta reunião!  Agradeço  a paciência em me ouvir e espero que tenha sido do agrado de todos!  Uma boa noite, e voltem com Deus para suas casas.  Muito obrigado !

Gervásio foi aplaudido de pé!

Então, o Prefeito falou um pouco esbaforido:    ___Calma lá, vou querer um prato quente da Moqueca de D.Teresa!  Os cooperados riram e permaneceram em seus lugares.    Evidente que D.Teresa já havia preparado os pratinhos e alguns refrigerantes.  Entrou no salão, aguardando porém que todos recebessem as cópias da ata e do ante projeto.    Assim que terminou aquele vai e vem, D.Teresa e as filhas, auxiliadas por Gervásio e Maria Augusta que não paravam de sorrir um para o outro, arrumaram rapidamente as mesas, estendendo as toalhas de tecido xadrez nas cores iguais à da bandeira da Cooperativa. 

     ____Maria Augusta percebeu a semelhança, e comentou com Gervásio:   ___Estou cansada e ainda tenho que retornar em 1(uma) hora para o Mangue, mas valeu a pena. Fiquei realmente surpresa com sua inteligência e liderança, meu rapaz. Faremos uma bela parceria. E deu-lhe um forte abraço. Maria Augusta tinha braços fortes como homem e seu aperto de mão, então... Seu lado feminino, pois era mulher inegavelmente manifestou-se quando olhou as crianças que a acompanhavam e chamou-as para comer:    ____Venham meus filhos ( como carinhosamente chamava as crianças do Mangue), venham, sentem-se para provar a famosa moqueca de D.Teresa.    As crianças bonitas, morenas, de cabelos lisos e dentes mais brancos que as nuvens do céu obedeceram com alegria.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K