VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

A MELHOR PLAYLIST DA ILHA !

 O casal dirigiu-se à pista oval lindamente ornamentada por amigos da escola de mergulho onde Anita e seu irmão estudavam e até davam aulas na ausência de um professor.   Abriram espaço e formando um grande círculo fizeram uma bela clareira, evidente, iluminada por holofotes que giravam em todas as direções possíveis. Era incrível a diversidade de cores e formas que bailavam com a cortina de fumaça de gelo seco.  Os cuidados com efeitos especiais estavam perfeitos.  A noite de lua cheia formava o quadro romântico que Anita radiante em seu vestido levemente rosáceo e azul e coberto de pequenas lantejoulas super feliz irradiava a sua felicidade.  Dançava com gestos amplos, braços conduzidos em sintonia com Gervásio que revelou-se um excelente partner , parceiro, daquele momento tão especial.  Por vezes ele olhava em direção ao pai de Anita como que dizendo:  Vou liberar ela para a sua dança!   O Pai de Anita e sua mãe estavam ali mesmo ao redor, e ambos gesticularam para que continuassem juntos aquela linda valsa.    O som não estava mais tão alto, e bem que era melhor assim, deixando uma deliciosa leveza, o perfume que as flores exalavam, o perfume que Anita escolheu em seu quarto conversando com amigas da escola de mergulho e inclusive as irmãs de Gervásio, recém chegadas à festa.   Os holofotes que giravam não eram os mesmos holofotes que o irmão de Anita havia distribuído por toda a Ilha.   Parecia um cenário de cinema, tipo iluminar as ruínas históricas da Grécia antiga, ou o Coliseu de Roma, por exemplo. Todos os convidados eram unânimes em elogiar o capricho de Ricardo. Tanto que vários deles foram conversar com ele em particular, para contratá-lo para eventos futuros, e belo visto, esses eventos teriam como palco exatamente esta parte mais alta da Ilha, ou seja, a casa Farol dos pais de Anita.

 A valsa parecia interminável, e o espocar de algumas máquinas fotográficas e o brilho dos celulares acesos denunciavam de bom grado, a intenção de registrarem os melhores momentos da festa. Convidados e amigos buscavam os melhores ângulos. 

sábado, 20 de novembro de 2021

Gervásio dança uma linda música com Anita !

 

         Tão logo retornaram ao largo pátio da casa Farol, como era conhecida na Ilha dos Marrecos, Gervásio que seguia a frente aproximando-se de Anita e tendo o seu tio João Lucas, bem atrás dele, segurou delicadamente seus braços longos puxando seu corpo para junto de sua boca e sussurrou ao pé do ouvido, que ele é quem  iria dançar com ela a sua música preferida.  

           O tio João Lucas parecia mesmo cansado de subir aquela escada!  A Zuca também do lado de fora aguardava o retorno do marido, que sutilmente deu uma piscadinha escondendo o rosto das vistas de Anita.    Tia Zuca por sua vez fez um gesto de consentimento.   Aqueles dois tios danados tinham aprontado alguma ou iriam aprontar.   Gervásio tranquilizou a prima aniversariante quanto ao estado físico do seu Pai.   Não era nada, apenas um pouco de cansaço.  Um bom copo de suco de tangerina iria reanimá-lo para logo mais, quando então dançaria a valsa com a linda filha.  O tempo passou depressa.   Tio Lucas e tia Zuca todos orgulhos de seus filhos.     

           Gervásio caminhou agora de mãos dadas com Anita que mal disfarçava seu nervosismo e volta e meia perguntava sobre o seu paizinho, o mesmo jeito carinhoso de chamá-lo desde criança.   Gervásio tinha uma voz levemente rouca, e Anita ficou olhando para ele observando-o dos pés à cabeça e tascou uma pergunta que o deixou encabulado.

 ______  Depois que dançarmos esta música, você gostaria de subir ao palco e cantar comigo?

______Primeiro, antes de responder, quero saber se esta mais calma sobre o seu Pai.

______Não muito Gervásio ! A verdade é que Papai tem um problema no coração, ele não contou prá você, certamente que não.   Um dia desses aconteceu dele sentir-se mal, mal de verdade.  Acho que ele teve um princípio de enfarte.   Voltava de retorno dessa escadaria, tal como hoje, e apoiou-se no batente da entrada, o rosto arroxeado, pernas bambas.   Com certa dificuldade, eu mesma e mamãe, seguramos ele, porque parecia que iria desmaiar.    Isso aconteceu tem uma semana.    Depois que chamamos o médico, ficamos sabendo que ele teve uma emoção forte, assim nos disse o doutor  Eduardo Alcântara, que é médico da família.    Quase desistimos de fazer minha festa.  Papai precisa descansar mais, ele é muito agitado, sempre inventa de fazer alguma coisa.   Fora que adora cantar conosco em toda festa que acontece na Ilha ou mesmo fora da Ilha.    Ele não tem mais a mesma juventude para fazer suas estripulias, ou melhor, sair viajando de um lado para outro. Eu nem deixo ele dirigir o carro, vai que...entende?   

_____Compreendo Anita!  Vou ficar perto dele para vigiá-lo, tá bem assim? 

____Puxa Gervásio, que gentil da sua parte.  Obrigado por todo esse carinho.  Você é realmente um amor!   E ai ?  Não foge não da pergunta.   Vai ou não vai cantar comigo?

____Se você esta mais calma, eu canto, porém com uma condição.

____Qual? respondeu Anita

____Quero seu Pai sentado na fila do gargarejo, bem a nossa frente.  E quero dizer algo que esta engasgado em minha garganta. Perdoe o meu atrevimento. Afinal podemos ter dado um salto quântico, a palavra do momento, quando falamos sobre irmos da infância à nossa adolescência. Ah...vou dizer sim, a gente se conhece há tempos.

____Nossa Gervásio, você está suando...suas mãos estão geladas.  Desembucha cara! O que esta querendo dizer? Fala !

_____  Que você transformou-se em uma bela mulher!  Minha memória era de quando você corria na praia na Vila dos Pescadores!  E agora uma mulher esplendorosa !Pronto! Falei!

 Com o rosto avermelhado pelo galanteio ela  agradeceu com um obrigado que soou baixinho, e inclinando o rosto um pouco de lado ela tratou de mudar de conversa.

____O que você sabe cantar ?  Sertanejo?

____Anita...Anita... olhe para cima de nós. O que você vê ?

_____Vamos caminhando, Gervásio?   disse Anita preocupada em dançar a música.

_____É rápido! Estamos debaixo daqueles visgos verdes! Dizem que é um bom sinal...

           Anita não deixou que Gervásio terminasse de falar. Ela conhecia bem a lenda.  Um casal que ficasse parado debaixo daquelas plantinhas estaria destinado a ficarem juntos.   Verdade ou não, Anita gostaria mesmo era de dançar, dançar, e dançar!   Que o destino se encarrega-se de confirmar a lenda, poxa!

          Fingiu que não tinha entendido, e puxando a mão dele encaminharam-se ao pátio aberto, e o palco que transformou-se em pista de dança.  Ao mesmo tempo que os demais convidados já estavam dançando.    O irmão Ricardo cuidando da mesa de som, olhou para Anita como que perguntando com os braços abertos:   Onde vocês estavam !

           Ricardo mexeu algumas teclas deslizantes, e reiniciou a mesma música.   Anita sorriu e fez um sinal de positivo com o polegar erguido.  

E afinal, você vai responder minha pergunta?

____Ahhh sim, gosto muito.   Não tenho cantado ultimamente, mas com você eu canto.

(  Ela pensou consigo....Sim, ele está me cantando, isso sim, safadinho bonitão!)

  ___   Eu logo percebi pelo tom da sua voz que podemos fazer um dueto.   Vamos ensaiar depois da dança, e tem que ser agora essa dança, antes que acabe.

 ____ Qualquer coisa eu peço pro Ricardo tocar de novo na playlist que ele montou pra festa. OK?

_____Seu nome é tão formal! Você tem um apelido? 

____Pode me chamar de '' Gê" !

    O vestido de Anita era muito lindo.   Tinha uma leveza e transparência que a deixava ainda mais bela sob a luz da linda lua dessa noite.    Viram que tio Lucas caminhava com tia Zuca com um imenso sorriso no rosto. Os dois sorriam muito!

___Veja, Anita! Como os seus Pais estão felizes! Nem parece que seu Pai tem algum problema.

___Meu paizinho disfarça muito bem!   Eu o amo tanto! Disse Anita aconchegando seu colo ao peito de Gervásio que era mais alto, apesar de Anita estar usando salto.    Era tudo o que Gervásio queria, sentir o coração de Anita colado ao seu.    E quando ela disse que amava o Pai, por instantes imaginou ouvir a frase como se fosse dirigida a ele.    

Tio Lucas e tia Zuca confabulavam alguma coisa.

____É minha véia! Parece que tudo está indo de acordo com o nosso combinado, né?

____Sim, João Lucas, você saiu-se muito bem. Eles acreditaram que você estava sem fôlego.

____Perdão, meu amor!  Essa parte é mesmo verdade, eu não estava bem, lembra daquela vez que fiquei encostado no batente?   Bom, desta vez, foi diferente! Graças aos remédios que o Dr. Eduardo receitou, eu melhorei bastante.  Do contrário eu não conseguiria descer e depois subir essa escada espiralada.   Além disso, tenho controlado minhas emoções.   Se você percebeu, estou me aproximando mais do Gervásio.   Tenho uma simpatia muito grande pelos meninos.    O Gervásio, a Márcia e a Carlinha.

                 Os dois jovens dançaram divinamente a música, atraindo olhares de todos! Márcia e Carlinha giravam seus vestidos rodados à procura de quem as tirasse para dançar.  Carlinha do ''alto de seus quinze anos'' igualmente graças aos sapatos novos de salto que tia Teresa comprará justamente para ela usar nesta festa, não escondia sua alegria. Era seu primeiro baile, e sentia-se homenageada.  Dali há um mês completaria seus quinze anos.   Ao lado de Márcia fisicamente pareciam gêmeas!

             Ricardo apertou uma tecla do teclado do computador, especialmente preparado, e iniciou-se uma fantástica e galáctica explosão de cores que se alternavam desde o centro do pátio e indo como que em direção da lua.    Ricardo esticou a fiação até para dentro do antigo Farol.  O efeito ficou realmente maravilhoso. Algumas janelas do antigo Farol ainda estavam inteiras.  E Ricardo teve a ideia de colocar um pequeno pedestal que girava espelhos de luzes.   Os convidados ficaram surpresos com essa inovação.    O Farol estava vivo novamente!    Foi um sucesso retumbante.    Como organizadores do evento Anita e Ricardo causaram um verdadeiro alvoroço.   Nenhuma festa na Ilha seria igual depois deste aniversário.    O Show de músicas e efeitos de luz era digno de qualquer espetáculo musical ao vivo.   Ficou tão belo quanto os tenores italianos cantando no Coliseu de Roma à noite!     Que bom gosto dos primos!       Exatamente como tio Lucas dissera :  Aquele aniversário não iria durar apenas uma noite!    

             Anita desfrutava do mesmo enlevo emocional em dançar com Gervásio.    Tio Lucas súbitamente foi chamado por um amigo.   

____JOÃO LUCAS!   JOÃO LUCAS!   Falou em voz alta, por causa do som da festa, junto ao amigo.

____ Tem uma ligação no seu celular que você deixou na cozinha.  

____E porque não trouxe o celular aqui?

____JOÃO  eu atendi a ligação.   É uma barco da Polícia Marítima!  Eles querem conversar com o dono.   E o dono é você. Aqui fica dificil ouvir direito o que eles falam.   Calhou que eu fui buscar algumas coisas, e ouvi o celular tocando.

              João Lucas pediu licença à esposa e dirigiu-se à cozinha.   Atendeu a ligação!

_____Sr. JOÃO LUCAS?   Tudo bem, o Senhor me ouve? Aqui é o sub-tenente de fragata Felipe . Estamos ancorados em seu Pier. Apenas para confirmação.  Esta acontecendo uma festa ai no Farol ?  Ou o Farol voltou a funcionar?

____AH...Boa Noite !  Boa Noite Sub-tenente! É aniversário de minha filha Anita! Algo errado?

____Felizmente é uma noite tranquila. Exceto que recebemos chamados de que alguma coisa estranha estaria acontecendo aqui no Farol. Muitas luzes estranhas dando a impressão de incêndio.  Mas agora sabemos do que se trata.  Eu pediria apenas um favor.   Reduzir um pouco essa iluminação.  Porque realmente esta causando uma certa confusão na navegação marítima. E os chamados não paravam de chegar à nossa base, ok!

____Certamente, Senhor.  Peço desculpas!  Meu filho Ricardo exagerou um pouco nos preparativos.  E o som da festa está alto demais?

____Não, Senhor João Lucas!  Aliás sabemos o seu nome por causa dos seus shows com a família aqui na região, e que o senhor é o novo proprietário da Casa do Farol. O som até que está razoável !

____ O tenente gostaria de subir um pouco?  Logo teremos a valsa e cortaremos o bolo.   Quero avisá-lo , se for pertinente, que esta festa vai durar uns três dias.  Apenas poucos familiares e amigos mais próximos.

____Obrigado !  Estou de serviço e preciso retornar à base do outro lado da Ilha.     Parabéns a sua filha.  Pelo jeito é uma linda festa!    Tenham todos uma boa noite!

____Agradeço pelo aviso.  Pedirei ao Ricardo para desligar as luzes no Farol! Boa Noite!

___Marçal ! Chame o Ricardo aqui, rapidamente!    Eu espero!   

Logo Ricardo chegou, perguntando:   O que foi meu Pai? Esta passando bem ?

        Senhor João Lucas soltou aquela sua imensa gargalhada.

____Filho! Você conseguiu superar-se!  A Marinha ancorou lá embaixo e me pediu prá que você desligue as luzes do FAROL!

E os dois riam de perder o fôlego! Foram surpreendidos com a chegada de Gervásio, Anita e D.Teresa.

           E não entendiam o que havia acontecido.


 





quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Shania Twain - You’re Still The One (Official Music Video)



___Papai! Papai!  Cadê você? Gervásio está com ele? Poderia chamá-lo por favor? Esta tocando minha música preferida e gostaria de dança-la com meu Pai!  Falou alto a linda Anita encostada ao batente da entrada em direção da escadaria. Imaginou que seu Pai estaria ali acompanhado de Gervásio.  Havia escutado o Pai conversando com sua mãe de que gostaria de mostrar aqueles cômodos secretos ao jovem primo.    Que garboso, atlético e inteligente! Pensava Anita segurando o vestido para não pisotear com seus saltos.

              Mesmo à distância e após terem descido quase toda a escadaria em espiral eles podiam ouvi-la, talvez porquê Anita os chamou da entrada, e ainda porquê o vento carregou o som com todo o seu esplendor.  Afinal ela sabia cantar muito bem! Não cantou, é verdade! Porém sua voz era maviosa como o cantar do Rouxinol.    

____Nossa Gervásio! Você esta coberto de razão, vamos voltar para a festa.   Como é que pude esquecer esses detalhes tão importantes do aniversário da minha filha?  Ela ama essa música. Perdi a noção de quantas vezes já dançamos juntos.   Mas desta vez vou pedir um favor, meu jovem sobrinho.   Faça as honras de dançar com ela, com minha benção!    

____Como meu tio?  O senhor é quem deve dançar! É o Pai! Deve conservar a tradição. Teremos valsa?

____Claro que teremos valsa.  Eu dançarei com ela, mas não neste momento.  Eu vou ficar sem fôlego no retorno. Não há tempo de completarmos a descida, pois pegaria o elevador da praia, não é mesmo?
         Então, por favor faça essa gentileza. Dance com ela. Fico feliz que esteja aqui, e sei que ela não ficara chateada.   Fale ao ouvido dela que eu pedi e praticamente ordenei.  Que fiquei sem fôlego.

____Bom....já que é assim, eu obedeço.   É realmente uma linda canção. Mas na hora da valsa o senhor estará refeito e fará bonito.  

        Gervásio em nenhuma de suas ideias românticas teria articulado algo tão engenhoso.   Simplesmente, que ele queria mesmo dançar com ela.   E novamente o destino veio pregar uma surpresa, ou melhor, uma peça!

           Retornaram sem pressa e Gervásio ajudou o tio a subir as escadas que eram bem íngremes. Felizmente secas, livres de algum aguaceiro ou humidade dos orvalhos da noite.   Por sinal, uma noite agradabilíssima, com uma bela e enorme lua cheia.    O importante agora era festejar o momento!

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

TRIGÉSIMO QUINTO CAPÍTULO - A LINDA FESTA E O IMENSO BOLO EM FORMA DE SEREIA!

 

               Anita e o irmão estavam extasiados com a presença dos tios e primos recém chegados, ansiosamente aguardados na verdade.  Cada família seguira seus caminhos à distância desde que compraram a casa do Farol, e como não poderia deixar de ser bem no ponto mais extremo e mais alto da Ilha dos Marrecos, assim chamada em razão da grande quantidade desta ave no extremo oeste da Ilha. O formato da ilha lembrava uma sereia de longos cabelos estendidos, isto quando avistados de cima com auxílio de drones, uma recente tecnologia controlada do mesmo modo que aeromodelos, isto é, com uso de joysticks!

              O tio João Lucas estava agora ocupado em mostrar as escadarias de uma passagem secreta para o sobrinho Gervásio.

____Meu tio! Afinal de contas porquê a Ilha chama-se Ilha dos Marrecos?

____Bem lembrado meu sobrinho. No extremo oeste da Ilha há inúmeros recifes e rochedos alinhados uns próximos aos outros serpenteando aquela costa que assemelha-se à cabeça de uma mulher.  Elas desenham como um emaranhado ''fios'', lembrando os cabelos que banhados pelas ondas ficam ainda mais parecidos com um grande penteado.   As brumas das ondas que quebram sobre eles dão um aspecto muito bonito, porém é um lugar extremamente perigoso para a navegação. 

____Você e seu pai certamente não navegaram por lá! Navegaram?

____Não tio, não! Ficamos deste lado da Ilha. Mas e os Marrecos?

____Ahhh sim, ia me esquecendo.  Então, ocorre que aquela região é muito rica em corais, e não é apenas por lá. Aqui mesmo como já devem ter observado, estamos cercados de lindos corais. Esta Ilha é na verdade um Paraíso Ecológico que deve ser preservado.  Pela riqueza de corais, proliferam várias espécies de peixes, alguns raros.  E vou te revelar!  Acredito, veja bem, eu não sou biólogo, a quantidade de marrecos tem uma grande importância nesse eco sistema. Claro que os corais são verdadeiros criadouros, além de ser um belo espetáculo para os amantes dos mergulho. E nem precisa mergulhar, graças aos vários piscinões em torno da ilha.

                  Mas, repito, é um tanto quanto perigoso fazer caminhadas ou mergulhos sem ajuda de pessoas treinadas para essas visitas.   Ia falando dos Marrecos, não é? Vou falar de uma coisa um pouco nojenta, a titica dos marrecos. Isso mesmo! Você não faz ideia da quantidade de ''caquinha, cocozinho destas belas aves'' que infestam os rochedos onde se reproduzem, e vivem.   Toda essa quantidade de verdadeiro adubo é aproveitado pela fauna e flora da Ilha. Diversas aves que também espalham suas ''titicas'' agregam, vamos dizer assim, mais riqueza a esse adubo que eu li a respeito, tem muitas proteínas, e minerais na sua composição. E isso favorece em praticamente tudo.  A alimentação do próprio Marreco é farta em folhas verdes, farelos, legumes e frutas. Na culinária é uma carne muito apreciada. A fêmea no quesito ''botação de ovos'' ganha da galinha com ''a pata nas costas'' se me permite o trocadilho.  Gervásio riu a bessa ! Quase se engasgou. 

             Escuta só: Ela bota 180 ovos em média.

 Você sabia que temos aqui uma espécie de Atum de cor azul !

Gervásio ficou de olhos arregalados e muito surpreso!

____Desça comigo estas escadas e controle seu coração!  Está sentindo frio?

____Não, nenhum! Mas me fale um pouco mais dos Marrecos.

Verdade, Gervásio.  É que este assunto do Atum me deixa excitado, Sinceramente, muita coisa aqui é excitante.   Foi a melhor decisão da minha vida ter mudado para cá!

Sobre os Marrecos... Segundo alguns pesquisadores que de vez em quando atracam por aqui, por enquanto, não são muitos, porque o nosso Governador controla muito bem essas visitas.   Não queremos perder nossas riquezas.  Você deve estar ciente disto, não é mesmo?  Afinal, esta estudando sobre a Piscicultura.

     Voltando...os pesquisadores observaram que os Marrecos são uma linhagem , não me ocorre outro nome, são da família dos Patos Mandarim. São bem coloridos, mas predomina a cor marron e branca . Parece que eles migraram do continente para cá, ou vieram do sul do País, e se aclimataram naquela região por conta da fartura de alimentos.

         Desça as escadas com calma ! Elas vão ficando um pouco íngremes conforme caminhamos.   Ainda não está com frio?

_____Meu tio, eu estou é preocupado em não me ausentar demais da festa. Estou gostando de tudo o que o Senhor esta me contando, mas sem querer magoar o Senhor , hoje é aniversário de sua filha.

O tio, ao invés de ficar chateado, disse para Gervásio.   Hei...estamos em uma Ilha, e vocês ainda não ....digo, você ainda não se tocou que esta festa vai durar mais que um dia?  Você não imagina o que meus filhos prepararam!    

Cuidado com os degraus! E prepare para as primeiras surpresas!

_____Terminando por hoje o assunto dos Marrecos meu querido sobrinho, eu transmito outras informações importantes caso se interesse em produção de carne e ovos.

            Há mais de 15 raças catalogadas de marrecos. Entre elas: carolina, cayuga, mandarim, de Maringá, de Pequim, pompom e preto. Cada raça tem origem e produtividade diferentes.

marreco de pequim, por exemplo, é indicado para a produção de carne e ovos porque tem crescimento mais rápido, então produz mais. É o mais procurado para abate. A fêmea tem por volta de 3,6 quilos e o macho 4 quilos.

As aves são inteiramente brancas e o que as diferencia em gênero é que o macho tem o rabo em forma de vírgula e grasna fino e rouco. Já a fêmea tem um grasnado com som forte e grosso. O acasalamento acontece tanto no chão como na água.  (* Os custos para manter os marrecos é baixo quando comparado ao lucro que esses animais podem oferecer, seja para fins de reprodução ou simplesmente para o corte. Em todo caso, o certo mesmo é que a criação de marrecos já alcança números muito expressivos no Brasil, que já cria técnicas próprias para melhorar a produtividade dos animais.)

_____Continuando nossa prosa, o assunto de agora em diante vai virar a canoa, ou a sua cabeça como queira.  

               Gervásio  aprendeu de imediato que o tio gostava muito de fazer trocadilhos.  Era melhor ele ir se acostumando com essa prosa se ele realmente estava interessado em namorar a menina, a bela aniversariante do dia, deste dia e dos próximos a depender das ''artes'' preparadas pelos jovens irmãos.

 

domingo, 29 de novembro de 2020

Trigésimo Quarto Capítulo - O aniversário de Anita coincide com a véspera do Natal!

 

                 E caminharam juntos até uma pequena escadaria que era branca e mais branca ainda com vários enfeites que lembravam enfeites de natal! Isso chamou a atenção de Gervásio.

____Uauu ! Que linda escada meus tios! Mas falta um mês para os festejos natalinos, ou é apenas uma coincidência ?

____De modo algum sobrinho! Se você observou o calendário a nossa  Anita esta fazendo aniversário exatamente com o início do Advento, assim chamada a época histórica da visão da estrela que foi seguida pelos três reis magos anunciando a chegada ao nosso mundo de nosso senhor e salvador Jesus Cristo! Outros povos comemoram o Natal já desde agora, por exemplo, os alemães.

           É claro que não planejamos o nascimento de Anita. O próprio nascimento de Jesus é uma convenção ou diria uma data aproximada de seu nascimento. E aprendemos um pouco sobre isso desde quando ela nasceu.  Com o tempo a gente foi gostando da ideia de enfeitar a casa, uma para comemorar o aniversário, e outra para deixar a casa enfeitada até o Natal.

     '' Os alemães fazem a Coroa do Advento, que se parece com as guirlandas brasileiras, com quatro velas encaixadas nela. A primeira vela é acesa quatro domingos antes do Natal e, a cada semana, se acende mais uma. Eles ceiam no dia 24, com comidas mais simples, já no dia 25 há um almoço mais reforçado, com direito a pato assado, que é tradição, assim como o peru de Natal aqui no Brasil.''


___Ricardo! Pode acender as luzes !

Era a voz de Anita que soou poderosa ao microfone ligado no interior da residência. Uma grande surpresa aguardava os visitantes.

Assim que Ricardo atendeu ao pedido de Anita um festival de luzes de raios laser e música teve início, e uma linda trilha de flores surgiu logo a frente do término da escada indicando qual caminho a ser percorrido para dentro da casa.

       O Pai de Anita pediu: _

          Caminhem devagar e apreciem as decorações que Ricardo e Anita ''bolaram'' como eles costumam dizer na gíria dos jovens.

      Novamente Anita , visivelmente emocionada em sua voz embargada, abaixou um pouco o som e começou a cantar uma antiga canção de ninar . Cantou à capela.  Porém, logo o Pai e a Mâe  pegaram seus instrumentos musicais e a família reunida sobre um pequeno palco cantaram juntos. Aquela canção de ninar era cantada às crianças até quando elas passavam as férias na vila dos pescadores.

            Os compadres choraram com a lembrança. Olharam para os filhos perguntando:  Vocês lembram dessa cantiga? Lembram?

            Anita nem terminou de cantar e desceu correndo na direção dos tios e primos.

Ricardo fez o mesmo.

___ Que alegria em receber vocês meus tios e primos! Meninas vocês estão lindas, lindíssimas! Venham comigo, venham conhecer nossa casa. Que felicidade vocês me proporcionam.   

              Anita pegou das mãos deles e os conduziu aos aposentos.   Gervásio não imaginava que Anita ficara mais bonita agora adolescente, verdadeiramente uma linda mulher. E qual generosa ela foi com suas irmãs, porque aos seus olhos dali em diante não haveria mulher mais bela que Anita.   Ele de modo algum era volúvel. Conhecera muitas garotas na vila dos pescadores, e muitas garotas que vinham de outras cidades passar o final de semana nas lindas praias.    

              O pai sorria com o assédio que ele recebia, assédio que jamais atrapalhava, ao contrário, Gervásio com seu corpo atlético poderia ganhar a vida na cidade como modelo fotográfico.      

___Gervásio! Gervásio! Olhe prá mim!  Falou de súbito a irmã caçula.   E click!  Com a mãquina fotográfica recem adquirida ela tirou uma sequência de fotos, e aproximou Anita para junto dele.   Gervásio ficou gélido, tímido! Mas gostou de ficar mais perto dela. 

Anita e Gervásio formavam um belo casal.    Anita com o corpo modelado pelas aulas de mergulho e natação.    Gervásio igualmente no remo dos barcos sem motor, e pela natural habilidade de mergulhar sem aparelhos.

           Estavam todos os primos felizes com o reencontro sob a luz de um maravilhoso luar!

Aquele luar das mudanças das marés, das mudanças marcantes que registravam as paredes dos cômodos e recifes que circundavam a ilha!

           A festa de aniversário de Anita prosseguia bem animada ao som dos sucessos de música nacionais e internacionais. Um ''karaokê'' diante de um grande telão intercalava duas imagens , uma de belas paisagens da Ilha mostrando várias fotos do nascer e do pôr do sol, sem falar de lindas imagens das estrelas e das fases da lua.  Aquele lugar geograficamente estratégico parecia ser o centro do planeta. Surpreendentemente o horizonte visto de qualquer ponto daquela casa que já fora um antigo farol de orientação aos navegantes revelava-se sempre maravilhoso. 

                   O compadre chamou Gervásio para mostrar-lhe alguma coisa. Ele relutou porque estava ao lado de Anita cantando e dançando, porém ele não podia fazer feio e recusar o chamado do seu Tio.  Olhou para Anita e deu uma piscadinha prá ela, que ficou corada na mesma hora.  Passou a mão nos cabelos cacheados e assentiu positivamente a cabeça, quase falando por telepatia :   Vai ! Pode ir, mas volte logo!

                Foi o que o coração de Gervásio sentiu.   Gervásio não se fez de rogado .  Na primeira oportunidade ele iria conversar com seus tios e à moda antiga iria pedir a garota em namoro.   Pobre Gervásio, estava apaixonado!  Bobamente apaixonado!

             ___Gervásioo!  Gervásiooooo !     De súbito ''voltou à terra'' com o tio estalando os dedos em sua cara.    

____Você esta bem, sobrinho?

____Hãaaa...  Ahhh sim meu tio. Desculpe,  esta ilha é tão linda à noite! Olha isso! Meu Deus!   Disse Gervásio apontando para o brilho do luar nas águas mansas ao redor da Ilha dos Marrecos!

                    Caminharam até o alto do antigo farol semi destruido. Havia uma escada em serpentina parcialmente acessível.     

____Cuidado com os degraus!  Siga-me !  

          O tio caminhando a frente parou no meio da subida. Em condições de construção normal, ou melhor, construção integra,  inteira, completa, estariam aproximadamente no terceiro andar do Farol.    Era um misto de casa e rochas em círculos que envolviam o Farol , a ponto de não saberem onde começava uma coisa, e onde terminava outra.   

          Gervásio perguntou:   Tio! Porque paramos aqui?

____É isto que quero que você veja !  Prepare seu coração!

            Empurrando uma parede de rocha com relativa facilidade ficarem diante de outra escada, desta vez para o interior da encosta.  Era possível ouvir o quebras das ondas contra o paredão. O mesmo paredão do elevador.

____ Uauuuuuu! Exclamou Gervásio!    Ela vai até lá embaixo, Tio?

____Não exatamente!   Entendeu que é uma passagem secreta?  É muito antiga, esculpida na própria rocha. Eu verifiquei.  Agora a pergunta que não quer calar.

Quem construiu isto ?   Esta curioso?

         ____Eiiii  As escadas estão iluminadas!   

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

TRIGÉSIMO TERCEIRO CAPÍTULO - UM ELEVADOR PARA O ANTIGO FAROL!


                Gervásio caminhava ao encontro do ancoradouro mas não desgrudava os olhos do Saveiro que ficara naquelas piscinas naturais. E se o tempo muda-se repentinamente?  O tio João Lucas notou o seu ar de preocupação, o olhar lançado na direção do barco ancorado e dando-lhe um abraço no ombro afirmou:
      ___ Fiquem tranquilos! Vocês estão estranhando o comportamento do clima, não é mesmo? Eu mesmo como já disse, estranhei também, mas passados uns 20(dias) desta estação que antecede o inverno pude observar que aqui nada é como a gente espera.  Calma, eu explico, esta Ilha tem um eco sistema bem diverso.  Se eu disser que há um trecho extenso que parece um deserto vocês acreditariam?   Vocês poderão ver com seus próprios olhos! Aqui nós temos uma combinação de correntes marítimas que acredito não existir em nenhuma outra parte do planeta.
          O clima, então, age modificando a atmosfera e a temperatura das águas.  Um lado da Ilha é extremamente frio, e o lado oposto é quente.  Ao meio há uma mediana, inclusive onde o Saveiro ficou ancorado.   Como posso explicar melhor?   Subindo para a nossa casa logo aqui diante de nós.   Nossa casa foi a residência de um Holandês que tinha uma loja de antiguidades no centro da cidade. Vocês já devem ter ouvido falar dele. Ele mesmo construiu um elevador na base da entrada do ancoradouro, e é para onde estamos indo.   

     ___Tio, por favor, nem bem chegamos e o Senhor está criando um mistério maior do que eu imaginava sobre esta Ilha.   Claro que ela é repleta de belezas. Começando por esta calmaria que parece durar bastante, com exceção dos fortes ventos.  E esses ventos seguem sempre uma mesma direção, já notei isso também olhando essas sequências de palmeiras curvadas para o mesmo lado. 

      ___Tem mais coisas sobrinho!  Tem mais coisas prá você ver e conhecer! Vocês estariam prontos para conhecer uma descoberta que fizemos? Gervásio! Eu suponho que você já saiba do que se trata.

          Seu Pai deve ter comentado, eu sei que deve ter sido bem difícil manter segredo, né compadre José?

       ___Falou comigo, João Lucas ?

Gervásio e o tio gargalharam juntos.   E José foi o primeiro a chegar ao elevador que era bem antigo, utilizando um sistema de roldanas  e roscas denteadas com um contrapeso  numa das extremidades.  Possuía porta de ferragens que eram sanfonadas.  O senhor Holandês deve ter aplicado na pintura algum produto anti ferrugem. Esta muito bem conservado. 

        ___É uma mistura de madeira naval, tio! Comentou Gervásio.
         
        ___D.Teresa a senhora segue primeiro com o José, eu e Gervásio entraremos por último. 

          Após todos entrarem no elevador João Lucas destravou gradualmente a primeira roldana numa sequência de quatro; a partir da segunda um grande peso em forma cilíndrica passou lateralmente e igualou o peso com o peso dessa pedra, ou o que parecia ser uma pedra, talvez um peso metálico. A cada roldana acionada João Lucas conseguia controlar o solavanco que acontecia nas roscas denteadas.  Único desconforto naquele meio de transporte.  A altura até o alto do penhasco chegava a aproximadamente 8 (oito) metros.   Chegaram rápidos e um pouco assustados porquê fazia-se noite e dentro daquela gaiola de ferro a sensação não era nada agradável. Apenas a luz das estrelas por testemunha.
                   Um vento forte começou a assoprar naquela direção!
                    João Lucas chamou José de lado.   

       ___Olhe no horizonte José. Me fale o que você está vendo. Diga a primeira coisa que lhe vem à mente, ou aos olhos.      José segurava-se ainda à gaiola e virou-se para olhar.   Firmou os olhos, e depois esfregou como se não estivesse enxergando direito.   Estaria vendo exatamente aquilo?

            No limiar, aquela linha limite que a natureza desenha entre o céu e a terra, uma névoa rosada quase vermelha cor de sangue dissipava-se ou estaria formando-se tendo ao fundo uma sombra mais escura que o deixou de repente surpreso.

____É um navio ! Exclamou José.

___Olhe mais um pouco, continue olhando...não tire os olhos do horizonte. Aconselhou João Lucas.

___Mas...mas...o que é isso?!  Que absurdo!

___Lindo, não?  Eu também não acreditei quando vi a primeira vez.

Emendou João.

____É uma miragem, meu cunhado.  Acredite, é uma miragem noturna.  E riu gostosamente.

___Como assim uma miragem, eu estou vendo que é um navio!

        Corre uma lenda aqui , que sempre é contada para todos que nos visitam e assistem a este lindo pôr de sol, que um antigo Galeão Hispânico afundou no estreito braço de mar, bem perto de onde vocês deixaram o Fortuna ancorado.
          Nenhum mergulhador, profissional ou amador, ainda arriscou-se para saber se é verdade. E é muito tentador!

_____Imaginem! Mergulhar e encontrar o navio e toda a carga valiosa que ele trazia?  Dizem que é possível utilizar uma nova tecnologia de rastreamento do fundo do mar.  Mas do jeito que a natureza age aqui à seu bel prazer, os pesquisadores teriam que ser bem rápidos nessa procura. Os riscos são grandes !     Meus filhos estão estudando mergulho! Eles já me disseram que fazem mais por diversão e preferem fazer mergulhos no grande lago e suas cavernas submersas que a nossa ilha oferece. É preciso muita experiência para fazer um mergulho de inspeção dessa natureza, e outros recursos.

_____Venham, Anita e Ricardo estão ansiosos e atarefados.  Eles não param um segundo com os preparativos. São muito exigentes, capricham nos detalhes. Nem parece que o aniversário é o de Anita. Eles gostam muito de receber amigos!  Quanto mais receber seus primos.   Alguns convidados já chegaram, poucos que moram aqui mesmo na Ilha.   

____Vamos entrar, o elevador esta travado. Chegamos no topo!
            

sábado, 4 de julho de 2020

TRIGÉSIMO SEGUNDO CAPÍTULO - BEM VINDOS À ILHA DOS MARRECOS !



                         Havia mesmo 3(três) botes que após as devidas explicações, e outros copinhos de tangerina acalmando a tripulação familiar, foram acomodados com respectivas mochilas e sacolas, porém sem excesso de peso.
                         D.Teresa ficou no primeiro bote com senhor José, em sequência o segundo bote atrelado veio com Márcia e Carla, e o terceiro com Gervásio.   Os botes estavam unidos como se fossem trenzinhos.  Um par de remos ficou no primeiro bote, e outro no terceiro, não havia remos para o bote de Márcia e Carla que a princípio ficaram receosas.   A presença do irmão logo atrás deixaram-nas confiantes.


___Será como passear de barquinho no túnel do amor, pessoal!  Disse José Simão com a sua voz de trovão.

___Ahhh sei!  ''Tá'' dando uma de romântico na hora errada, mas aceito!  Falou D.Teresa.


___Que é isso, gente !  Você nunca tiveram um passeio tão divertido, confessem !

___Eu concordo com Papai! Exclamou Carla que prá variar tirava fotos!

___Logo, logo, você vai ficar sem bateria, menina! Não é melhor guardar um pouco para a festa?

___Tem razão!  Eu acho que fiquei empolgada demais!  Desligando!

___Hei Papai! Você quer calcular a velocidade destes botes ?  disse rindo o Gervásio enquanto remava, e por vez ou outra tocando os recifes com a ponta dos remos apenas para controlar o afastamento.  Os recifes pontudos poderiam fazer um belo rasgo nos botes.  Como uma pequena distância poderia parecer uma eternidade?

___Esta aqui é fácil de calcular!  Vou abrir uma exceção prá você !   Faltam  10 minutos e se pegarmos uma onda em menos de 5(cinco) minutos chegaremos na orla. O primo nem precisava vir.   Mas vejam quem está a nossa frente!

___Olá Primo ! Eu demorei?

____Eu esqueci de comentar que numa faixa de 2(dois) quilômetros não há recifes.  E pronto: estou aqui para resgatá-los.  Se eu falasse ia perder a graça de vê-los remando os botes já tão pertos da praia.  Eu vim de barco mais para ajudar D.Teresa e as meninas. Podem saltar dos botes!  D.Teresa como vai?  Meninas? Estão bonitas e crescidas!  Você deve ser Márcia e você a Carla!

     D.Teresa olhou um pouco contrariada, e as meninas idem.  Que brincadeira de mal gosto!   Elas estavam assustadas, embora confiantes no Pai e no irmão.

      Ao perceber que a brincadeira não teve graça nenhuma João Lucas estendeu gentilmente a mão para ajudá-las a embarcar no barco.    Gervásio e José Simão acabaram rindo da situação, assim que sairam dos botes e puseram os pés no fundo arenoso.  Pegaram os laços que amarravam os remos, e usaram outros para arrastá-los até a praia.

____Vocês deixaram o Saveiro bem ancorado?

          José Simão olhou para Gervásio que respondeu :

____Agora que o Primo comentou eu recordo que a corrente não foi totalmente utilizada. A âncora chegou rapidamente ao fundo. Não sabíamos que era uma piscina natural.

____Hummm sem problemas.   O Saveiro vai ficar retido mesmo quando a maré subir.   Eu estou vendo o Saveiro. Não está muito longe. Nenhuma outra embarcação chegará por este lado da ilha.  Se o primo quiser mais a noite podemos retornar para deixar alguma iluminação.

____Meu amigo, irmão e primo!   Chega de preocupações !  Hoje é aniversário de sua filha!   Trouxemos presentes, não é mesmo Teresa?

___Prima! Desculpe a brincadeira.  Somos filhos de pescadores, e pensei em fazer uma surpresinha. 

___Foi mesmo uma bela surpresa !   Tem duas sacolas, e para não fazer ciúmes ao Ricardo nós trouxemos alguma coisa prá ele.

___Que é isso Prima, prá quê incomodar-se; deixe aqui sobre o banco.   Eu entrego aos cuidados de Zuca!

____E vocês José e Gervásio precisam de ajuda com os botes?

 ____Sim, leve-os com você até a beira da praia.   Seguiremos daqui. Obrigado por ajudar as meninas. Há um caminho pela orla, primo?

___ Vocês devem ter observado que sob determinadas condições climáticas o mar fica extremamente calmo com pouca formação de ondas.  Isso acontece por causa do imenso paredão de corais que se forma juntamente com os recifes.   Na verdade, os recifes formam diversas piscinas naturais aqui.  São bem bonitos de serem observados com muitas espécies de peixes que se alimentam e se reproduzem neles.   Gervásio deve estar muito curioso!

___Estou bastante impressionado, e curioso mesmo, meu tio! Não sei se devo chamá-lo assim, ou de primo.  respondeu Gervásio.

____ Somos primos em segundo grau, meu jovem estudante. Fiquei sabendo que esta na Universidade! Parabéns Primo!

____Obrigado!   O Atracadouro está iluminado!  Posso vê-lo daqui.  Devemos caminhar até lá?

____A Zuca deve ter acendido as luzes!  São luzes azuladas para enchergar sob nevoeiro.   É comum também as formação de nevoeiros. Eles se formam bem próximos da orla e das encostas da Ilha.   Com a luz do sol é possível caminhar e o atracadouro aceso ajuda na localização. 

           Enquanto conversavam eles avançavam até a beira da praia nas águas que iam ficando mais rasas.   João Lucas permaneceu próximo com  seu barco ligado, manejando o leme.  D.Teresa mais descontraída falou: -

____A Zuca ''tá'' bem ?  A comadre deve ter ficado preocupada com a gente.

  Disse assim para provocar o primo...

____Eu faço ideia do que vocês devem ter sentido quando a maré foi baixando tão depressa.  Eu peço desculpas!  Devia ter avisado o José Simão.   Primos, vocês me esperem na praia. Está ficando mais raso e tenho que encostar no atracadouro para o desembarque, mesmo porque eu tenho que deixar o barco por lá.     A Zuca deve estar esperando ansiosa.

___Peguem seus chinelos !  Lembrou D.Teresa jogando dois pares na direção deles.   E fechem as jaquetas ou pegarão uma friagem, meninos!

Exclamou D.Teresa, sempre pensando nos mínimos detalhes.

___Detesto quando ela chama a gente de meninos. Disse José falando com o filho.

         O Atracadouro ficava um pouco à esquerda em forma de ''L'' , e realmente as águas de apresentavam tranquilas naqueles momentos. Todos os ventos cessaram. O nevoeiro é que veio deixando uma sensação bem estranha, como se fossem vultos brancos dissipando-se ou ora mais espessos mas deslizando em volta.   Em alguns momentos podia-se visualizar formas humanas ou de objetos animados, formando desenhos de fantasmas em plena luz do dia.   Olhando em direção do atracadouro o contraste era impressionante. As águas já batiam à altura dos joelhos, e não demorou para pisarem na areia na faixa que acompanhava até o inicio do atracadouro. Calçaram seus chinelos e podiam ouvir a voz de Zuca chamando na direção dela que gesticulava alegre os braços, e dando alguns pulinhos.

             João Lucas atracou o barco. Desceu primeiro e puxou o barco de forma a deixar estabilizado rente à uma pequena escada em pequeno espaço recuado.   Zuca o ajudou sorrindo muito de felicidade. Ela e as meninas puderam então subir para os primeiros abraços, depois de tantos anos sem se verem.

 ____Gente do céu! Que alegria poder receber vocês!  Me deem um abraço bem gostoso! Que saudades que eu tinha de vocês! Meu Deus!  Que alívio que vocês estão bem!

____ Ohhhh minha prima adorada! Quanto tempo, quanto tempo!  Muito obrigada por ter convidado a gente!     respondeu emocionada ao beijos e apresentando as filhas, agora mais moças e crescidas.

___ Márcinha, Clarinha!   Que belezuras!  Deus abençoe vocês meninas! Como ficaram bonitas!  Olhem esses olhos cada vez mais azuis , ''Jesuis''! Falou brincando entre abraços e mais beijos.   Deixem que eu levo as sacolas, emendou Zuca.

___Imagine!  Eu é que devo ajudar.   Mas cadê a Anita e o Ricardo?  reparou D.Teresa na ausência deles .

___Eles estão em casa terminando os arranjos da festa.   Anita tá numa alegria que só vendo. Ela quer fazer uma suspresa para todos, inclusive prá mim e o João.   Não sei do que se trata, não me pergunte.
       Anita é assim!  Quando inventa de fazer uma coisa é sempre cheia de não me toques!

____Eita prima! Você continua alegre e engraçada. Que bom poder ouvir você falando desse jeito. '' Cheia de não me toques!"  gostei dessa.  E riam solto, as quatro juntinhas.

___Mas, vamos...vamos caminhando.  O Gervásio e o José Simão estão vindo em nossa direção.

       E caminharam abraçados!   Depois foi a vez dos primos abraçarem Zuca e mesmo o João Lucas novamente!

____Primo que nevoeiro estranho aqui.  É mesmo desse jeito?  perguntou José

____Pois é João! Estamos aqui há poucos meses e ainda não me acostumei. Estou pensando seriamente em reformar o velho farol e ativá-lo, porém já existe um farol do outro lado da Ilha que é menos perigoso. Lá é possível receber mais embarcações.    Vamos!  Vocês precisam de uma boa caneca de café quentinho!  A Zuca fez os doces e bolos que vocês tanto gostam!

___Que delícia !  Queremos sim!    Mas queremos mesmo é matar a saudade de Anita e Ricardo.  Anita principalmente que faz 19(dezenove) anos!  O Tempo voa , hein Zuca?

         Gervásio ouvia e imaginava como deveria estar aquela menina de tranças que não era mais criança, exatamente como diz a letra de uma famosa canção !

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K