VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

sábado, 20 de novembro de 2021

Gervásio dança uma linda música com Anita !

 

         Tão logo retornaram ao largo pátio da casa Farol, como era conhecida na Ilha dos Marrecos, Gervásio que seguia a frente aproximando-se de Anita e tendo o seu tio João Lucas, bem atrás dele, segurou delicadamente seus braços longos puxando seu corpo para junto de sua boca e sussurrou ao pé do ouvido, que ele é quem  iria dançar com ela a sua música preferida.  

           O tio João Lucas parecia mesmo cansado de subir aquela escada!  A Zuca também do lado de fora aguardava o retorno do marido, que sutilmente deu uma piscadinha escondendo o rosto das vistas de Anita.    Tia Zuca por sua vez fez um gesto de consentimento.   Aqueles dois tios danados tinham aprontado alguma ou iriam aprontar.   Gervásio tranquilizou a prima aniversariante quanto ao estado físico do seu Pai.   Não era nada, apenas um pouco de cansaço.  Um bom copo de suco de tangerina iria reanimá-lo para logo mais, quando então dançaria a valsa com a linda filha.  O tempo passou depressa.   Tio Lucas e tia Zuca todos orgulhos de seus filhos.     

           Gervásio caminhou agora de mãos dadas com Anita que mal disfarçava seu nervosismo e volta e meia perguntava sobre o seu paizinho, o mesmo jeito carinhoso de chamá-lo desde criança.   Gervásio tinha uma voz levemente rouca, e Anita ficou olhando para ele observando-o dos pés à cabeça e tascou uma pergunta que o deixou encabulado.

 ______  Depois que dançarmos esta música, você gostaria de subir ao palco e cantar comigo?

______Primeiro, antes de responder, quero saber se esta mais calma sobre o seu Pai.

______Não muito Gervásio ! A verdade é que Papai tem um problema no coração, ele não contou prá você, certamente que não.   Um dia desses aconteceu dele sentir-se mal, mal de verdade.  Acho que ele teve um princípio de enfarte.   Voltava de retorno dessa escadaria, tal como hoje, e apoiou-se no batente da entrada, o rosto arroxeado, pernas bambas.   Com certa dificuldade, eu mesma e mamãe, seguramos ele, porque parecia que iria desmaiar.    Isso aconteceu tem uma semana.    Depois que chamamos o médico, ficamos sabendo que ele teve uma emoção forte, assim nos disse o doutor  Eduardo Alcântara, que é médico da família.    Quase desistimos de fazer minha festa.  Papai precisa descansar mais, ele é muito agitado, sempre inventa de fazer alguma coisa.   Fora que adora cantar conosco em toda festa que acontece na Ilha ou mesmo fora da Ilha.    Ele não tem mais a mesma juventude para fazer suas estripulias, ou melhor, sair viajando de um lado para outro. Eu nem deixo ele dirigir o carro, vai que...entende?   

_____Compreendo Anita!  Vou ficar perto dele para vigiá-lo, tá bem assim? 

____Puxa Gervásio, que gentil da sua parte.  Obrigado por todo esse carinho.  Você é realmente um amor!   E ai ?  Não foge não da pergunta.   Vai ou não vai cantar comigo?

____Se você esta mais calma, eu canto, porém com uma condição.

____Qual? respondeu Anita

____Quero seu Pai sentado na fila do gargarejo, bem a nossa frente.  E quero dizer algo que esta engasgado em minha garganta. Perdoe o meu atrevimento. Afinal podemos ter dado um salto quântico, a palavra do momento, quando falamos sobre irmos da infância à nossa adolescência. Ah...vou dizer sim, a gente se conhece há tempos.

____Nossa Gervásio, você está suando...suas mãos estão geladas.  Desembucha cara! O que esta querendo dizer? Fala !

_____  Que você transformou-se em uma bela mulher!  Minha memória era de quando você corria na praia na Vila dos Pescadores!  E agora uma mulher esplendorosa !Pronto! Falei!

 Com o rosto avermelhado pelo galanteio ela  agradeceu com um obrigado que soou baixinho, e inclinando o rosto um pouco de lado ela tratou de mudar de conversa.

____O que você sabe cantar ?  Sertanejo?

____Anita...Anita... olhe para cima de nós. O que você vê ?

_____Vamos caminhando, Gervásio?   disse Anita preocupada em dançar a música.

_____É rápido! Estamos debaixo daqueles visgos verdes! Dizem que é um bom sinal...

           Anita não deixou que Gervásio terminasse de falar. Ela conhecia bem a lenda.  Um casal que ficasse parado debaixo daquelas plantinhas estaria destinado a ficarem juntos.   Verdade ou não, Anita gostaria mesmo era de dançar, dançar, e dançar!   Que o destino se encarrega-se de confirmar a lenda, poxa!

          Fingiu que não tinha entendido, e puxando a mão dele encaminharam-se ao pátio aberto, e o palco que transformou-se em pista de dança.  Ao mesmo tempo que os demais convidados já estavam dançando.    O irmão Ricardo cuidando da mesa de som, olhou para Anita como que perguntando com os braços abertos:   Onde vocês estavam !

           Ricardo mexeu algumas teclas deslizantes, e reiniciou a mesma música.   Anita sorriu e fez um sinal de positivo com o polegar erguido.  

E afinal, você vai responder minha pergunta?

____Ahhh sim, gosto muito.   Não tenho cantado ultimamente, mas com você eu canto.

(  Ela pensou consigo....Sim, ele está me cantando, isso sim, safadinho bonitão!)

  ___   Eu logo percebi pelo tom da sua voz que podemos fazer um dueto.   Vamos ensaiar depois da dança, e tem que ser agora essa dança, antes que acabe.

 ____ Qualquer coisa eu peço pro Ricardo tocar de novo na playlist que ele montou pra festa. OK?

_____Seu nome é tão formal! Você tem um apelido? 

____Pode me chamar de '' Gê" !

    O vestido de Anita era muito lindo.   Tinha uma leveza e transparência que a deixava ainda mais bela sob a luz da linda lua dessa noite.    Viram que tio Lucas caminhava com tia Zuca com um imenso sorriso no rosto. Os dois sorriam muito!

___Veja, Anita! Como os seus Pais estão felizes! Nem parece que seu Pai tem algum problema.

___Meu paizinho disfarça muito bem!   Eu o amo tanto! Disse Anita aconchegando seu colo ao peito de Gervásio que era mais alto, apesar de Anita estar usando salto.    Era tudo o que Gervásio queria, sentir o coração de Anita colado ao seu.    E quando ela disse que amava o Pai, por instantes imaginou ouvir a frase como se fosse dirigida a ele.    

Tio Lucas e tia Zuca confabulavam alguma coisa.

____É minha véia! Parece que tudo está indo de acordo com o nosso combinado, né?

____Sim, João Lucas, você saiu-se muito bem. Eles acreditaram que você estava sem fôlego.

____Perdão, meu amor!  Essa parte é mesmo verdade, eu não estava bem, lembra daquela vez que fiquei encostado no batente?   Bom, desta vez, foi diferente! Graças aos remédios que o Dr. Eduardo receitou, eu melhorei bastante.  Do contrário eu não conseguiria descer e depois subir essa escada espiralada.   Além disso, tenho controlado minhas emoções.   Se você percebeu, estou me aproximando mais do Gervásio.   Tenho uma simpatia muito grande pelos meninos.    O Gervásio, a Márcia e a Carlinha.

                 Os dois jovens dançaram divinamente a música, atraindo olhares de todos! Márcia e Carlinha giravam seus vestidos rodados à procura de quem as tirasse para dançar.  Carlinha do ''alto de seus quinze anos'' igualmente graças aos sapatos novos de salto que tia Teresa comprará justamente para ela usar nesta festa, não escondia sua alegria. Era seu primeiro baile, e sentia-se homenageada.  Dali há um mês completaria seus quinze anos.   Ao lado de Márcia fisicamente pareciam gêmeas!

             Ricardo apertou uma tecla do teclado do computador, especialmente preparado, e iniciou-se uma fantástica e galáctica explosão de cores que se alternavam desde o centro do pátio e indo como que em direção da lua.    Ricardo esticou a fiação até para dentro do antigo Farol.  O efeito ficou realmente maravilhoso. Algumas janelas do antigo Farol ainda estavam inteiras.  E Ricardo teve a ideia de colocar um pequeno pedestal que girava espelhos de luzes.   Os convidados ficaram surpresos com essa inovação.    O Farol estava vivo novamente!    Foi um sucesso retumbante.    Como organizadores do evento Anita e Ricardo causaram um verdadeiro alvoroço.   Nenhuma festa na Ilha seria igual depois deste aniversário.    O Show de músicas e efeitos de luz era digno de qualquer espetáculo musical ao vivo.   Ficou tão belo quanto os tenores italianos cantando no Coliseu de Roma à noite!     Que bom gosto dos primos!       Exatamente como tio Lucas dissera :  Aquele aniversário não iria durar apenas uma noite!    

             Anita desfrutava do mesmo enlevo emocional em dançar com Gervásio.    Tio Lucas súbitamente foi chamado por um amigo.   

____JOÃO LUCAS!   JOÃO LUCAS!   Falou em voz alta, por causa do som da festa, junto ao amigo.

____ Tem uma ligação no seu celular que você deixou na cozinha.  

____E porque não trouxe o celular aqui?

____JOÃO  eu atendi a ligação.   É uma barco da Polícia Marítima!  Eles querem conversar com o dono.   E o dono é você. Aqui fica dificil ouvir direito o que eles falam.   Calhou que eu fui buscar algumas coisas, e ouvi o celular tocando.

              João Lucas pediu licença à esposa e dirigiu-se à cozinha.   Atendeu a ligação!

_____Sr. JOÃO LUCAS?   Tudo bem, o Senhor me ouve? Aqui é o sub-tenente de fragata Felipe . Estamos ancorados em seu Pier. Apenas para confirmação.  Esta acontecendo uma festa ai no Farol ?  Ou o Farol voltou a funcionar?

____AH...Boa Noite !  Boa Noite Sub-tenente! É aniversário de minha filha Anita! Algo errado?

____Felizmente é uma noite tranquila. Exceto que recebemos chamados de que alguma coisa estranha estaria acontecendo aqui no Farol. Muitas luzes estranhas dando a impressão de incêndio.  Mas agora sabemos do que se trata.  Eu pediria apenas um favor.   Reduzir um pouco essa iluminação.  Porque realmente esta causando uma certa confusão na navegação marítima. E os chamados não paravam de chegar à nossa base, ok!

____Certamente, Senhor.  Peço desculpas!  Meu filho Ricardo exagerou um pouco nos preparativos.  E o som da festa está alto demais?

____Não, Senhor João Lucas!  Aliás sabemos o seu nome por causa dos seus shows com a família aqui na região, e que o senhor é o novo proprietário da Casa do Farol. O som até que está razoável !

____ O tenente gostaria de subir um pouco?  Logo teremos a valsa e cortaremos o bolo.   Quero avisá-lo , se for pertinente, que esta festa vai durar uns três dias.  Apenas poucos familiares e amigos mais próximos.

____Obrigado !  Estou de serviço e preciso retornar à base do outro lado da Ilha.     Parabéns a sua filha.  Pelo jeito é uma linda festa!    Tenham todos uma boa noite!

____Agradeço pelo aviso.  Pedirei ao Ricardo para desligar as luzes no Farol! Boa Noite!

___Marçal ! Chame o Ricardo aqui, rapidamente!    Eu espero!   

Logo Ricardo chegou, perguntando:   O que foi meu Pai? Esta passando bem ?

        Senhor João Lucas soltou aquela sua imensa gargalhada.

____Filho! Você conseguiu superar-se!  A Marinha ancorou lá embaixo e me pediu prá que você desligue as luzes do FAROL!

E os dois riam de perder o fôlego! Foram surpreendidos com a chegada de Gervásio, Anita e D.Teresa.

           E não entendiam o que havia acontecido.


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K