VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

TRIGÉSIMO QUINTO CAPÍTULO - A LINDA FESTA E O IMENSO BOLO EM FORMA DE SEREIA!

 

               Anita e o irmão estavam extasiados com a presença dos tios e primos recém chegados, ansiosamente aguardados na verdade.  Cada família seguira seus caminhos à distância desde que compraram a casa do Farol, e como não poderia deixar de ser bem no ponto mais extremo e mais alto da Ilha dos Marrecos, assim chamada em razão da grande quantidade desta ave no extremo oeste da Ilha. O formato da ilha lembrava uma sereia de longos cabelos estendidos, isto quando avistados de cima com auxílio de drones, uma recente tecnologia controlada do mesmo modo que aeromodelos, isto é, com uso de joysticks!

              O tio João Lucas estava agora ocupado em mostrar as escadarias de uma passagem secreta para o sobrinho Gervásio.

____Meu tio! Afinal de contas porquê a Ilha chama-se Ilha dos Marrecos?

____Bem lembrado meu sobrinho. No extremo oeste da Ilha há inúmeros recifes e rochedos alinhados uns próximos aos outros serpenteando aquela costa que assemelha-se à cabeça de uma mulher.  Elas desenham como um emaranhado ''fios'', lembrando os cabelos que banhados pelas ondas ficam ainda mais parecidos com um grande penteado.   As brumas das ondas que quebram sobre eles dão um aspecto muito bonito, porém é um lugar extremamente perigoso para a navegação. 

____Você e seu pai certamente não navegaram por lá! Navegaram?

____Não tio, não! Ficamos deste lado da Ilha. Mas e os Marrecos?

____Ahhh sim, ia me esquecendo.  Então, ocorre que aquela região é muito rica em corais, e não é apenas por lá. Aqui mesmo como já devem ter observado, estamos cercados de lindos corais. Esta Ilha é na verdade um Paraíso Ecológico que deve ser preservado.  Pela riqueza de corais, proliferam várias espécies de peixes, alguns raros.  E vou te revelar!  Acredito, veja bem, eu não sou biólogo, a quantidade de marrecos tem uma grande importância nesse eco sistema. Claro que os corais são verdadeiros criadouros, além de ser um belo espetáculo para os amantes dos mergulho. E nem precisa mergulhar, graças aos vários piscinões em torno da ilha.

                  Mas, repito, é um tanto quanto perigoso fazer caminhadas ou mergulhos sem ajuda de pessoas treinadas para essas visitas.   Ia falando dos Marrecos, não é? Vou falar de uma coisa um pouco nojenta, a titica dos marrecos. Isso mesmo! Você não faz ideia da quantidade de ''caquinha, cocozinho destas belas aves'' que infestam os rochedos onde se reproduzem, e vivem.   Toda essa quantidade de verdadeiro adubo é aproveitado pela fauna e flora da Ilha. Diversas aves que também espalham suas ''titicas'' agregam, vamos dizer assim, mais riqueza a esse adubo que eu li a respeito, tem muitas proteínas, e minerais na sua composição. E isso favorece em praticamente tudo.  A alimentação do próprio Marreco é farta em folhas verdes, farelos, legumes e frutas. Na culinária é uma carne muito apreciada. A fêmea no quesito ''botação de ovos'' ganha da galinha com ''a pata nas costas'' se me permite o trocadilho.  Gervásio riu a bessa ! Quase se engasgou. 

             Escuta só: Ela bota 180 ovos em média.

 Você sabia que temos aqui uma espécie de Atum de cor azul !

Gervásio ficou de olhos arregalados e muito surpreso!

____Desça comigo estas escadas e controle seu coração!  Está sentindo frio?

____Não, nenhum! Mas me fale um pouco mais dos Marrecos.

Verdade, Gervásio.  É que este assunto do Atum me deixa excitado, Sinceramente, muita coisa aqui é excitante.   Foi a melhor decisão da minha vida ter mudado para cá!

Sobre os Marrecos... Segundo alguns pesquisadores que de vez em quando atracam por aqui, por enquanto, não são muitos, porque o nosso Governador controla muito bem essas visitas.   Não queremos perder nossas riquezas.  Você deve estar ciente disto, não é mesmo?  Afinal, esta estudando sobre a Piscicultura.

     Voltando...os pesquisadores observaram que os Marrecos são uma linhagem , não me ocorre outro nome, são da família dos Patos Mandarim. São bem coloridos, mas predomina a cor marron e branca . Parece que eles migraram do continente para cá, ou vieram do sul do País, e se aclimataram naquela região por conta da fartura de alimentos.

         Desça as escadas com calma ! Elas vão ficando um pouco íngremes conforme caminhamos.   Ainda não está com frio?

_____Meu tio, eu estou é preocupado em não me ausentar demais da festa. Estou gostando de tudo o que o Senhor esta me contando, mas sem querer magoar o Senhor , hoje é aniversário de sua filha.

O tio, ao invés de ficar chateado, disse para Gervásio.   Hei...estamos em uma Ilha, e vocês ainda não ....digo, você ainda não se tocou que esta festa vai durar mais que um dia?  Você não imagina o que meus filhos prepararam!    

Cuidado com os degraus! E prepare para as primeiras surpresas!

_____Terminando por hoje o assunto dos Marrecos meu querido sobrinho, eu transmito outras informações importantes caso se interesse em produção de carne e ovos.

            Há mais de 15 raças catalogadas de marrecos. Entre elas: carolina, cayuga, mandarim, de Maringá, de Pequim, pompom e preto. Cada raça tem origem e produtividade diferentes.

marreco de pequim, por exemplo, é indicado para a produção de carne e ovos porque tem crescimento mais rápido, então produz mais. É o mais procurado para abate. A fêmea tem por volta de 3,6 quilos e o macho 4 quilos.

As aves são inteiramente brancas e o que as diferencia em gênero é que o macho tem o rabo em forma de vírgula e grasna fino e rouco. Já a fêmea tem um grasnado com som forte e grosso. O acasalamento acontece tanto no chão como na água.  (* Os custos para manter os marrecos é baixo quando comparado ao lucro que esses animais podem oferecer, seja para fins de reprodução ou simplesmente para o corte. Em todo caso, o certo mesmo é que a criação de marrecos já alcança números muito expressivos no Brasil, que já cria técnicas próprias para melhorar a produtividade dos animais.)

_____Continuando nossa prosa, o assunto de agora em diante vai virar a canoa, ou a sua cabeça como queira.  

               Gervásio  aprendeu de imediato que o tio gostava muito de fazer trocadilhos.  Era melhor ele ir se acostumando com essa prosa se ele realmente estava interessado em namorar a menina, a bela aniversariante do dia, deste dia e dos próximos a depender das ''artes'' preparadas pelos jovens irmãos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K