VOTO POPULAR - POESIA DE MARCELO KASSAB É EXCELENTE. VOTE, CLICK

domingo, 29 de novembro de 2020

Trigésimo Quarto Capítulo - O aniversário de Anita coincide com a véspera do Natal!

 

                 E caminharam juntos até uma pequena escadaria que era branca e mais branca ainda com vários enfeites que lembravam enfeites de natal! Isso chamou a atenção de Gervásio.

____Uauu ! Que linda escada meus tios! Mas falta um mês para os festejos natalinos, ou é apenas uma coincidência ?

____De modo algum sobrinho! Se você observou o calendário a nossa  Anita esta fazendo aniversário exatamente com o início do Advento, assim chamada a época histórica da visão da estrela que foi seguida pelos três reis magos anunciando a chegada ao nosso mundo de nosso senhor e salvador Jesus Cristo! Outros povos comemoram o Natal já desde agora, por exemplo, os alemães.

           É claro que não planejamos o nascimento de Anita. O próprio nascimento de Jesus é uma convenção ou diria uma data aproximada de seu nascimento. E aprendemos um pouco sobre isso desde quando ela nasceu.  Com o tempo a gente foi gostando da ideia de enfeitar a casa, uma para comemorar o aniversário, e outra para deixar a casa enfeitada até o Natal.

     '' Os alemães fazem a Coroa do Advento, que se parece com as guirlandas brasileiras, com quatro velas encaixadas nela. A primeira vela é acesa quatro domingos antes do Natal e, a cada semana, se acende mais uma. Eles ceiam no dia 24, com comidas mais simples, já no dia 25 há um almoço mais reforçado, com direito a pato assado, que é tradição, assim como o peru de Natal aqui no Brasil.''


___Ricardo! Pode acender as luzes !

Era a voz de Anita que soou poderosa ao microfone ligado no interior da residência. Uma grande surpresa aguardava os visitantes.

Assim que Ricardo atendeu ao pedido de Anita um festival de luzes de raios laser e música teve início, e uma linda trilha de flores surgiu logo a frente do término da escada indicando qual caminho a ser percorrido para dentro da casa.

       O Pai de Anita pediu: _

          Caminhem devagar e apreciem as decorações que Ricardo e Anita ''bolaram'' como eles costumam dizer na gíria dos jovens.

      Novamente Anita , visivelmente emocionada em sua voz embargada, abaixou um pouco o som e começou a cantar uma antiga canção de ninar . Cantou à capela.  Porém, logo o Pai e a Mâe  pegaram seus instrumentos musicais e a família reunida sobre um pequeno palco cantaram juntos. Aquela canção de ninar era cantada às crianças até quando elas passavam as férias na vila dos pescadores.

            Os compadres choraram com a lembrança. Olharam para os filhos perguntando:  Vocês lembram dessa cantiga? Lembram?

            Anita nem terminou de cantar e desceu correndo na direção dos tios e primos.

Ricardo fez o mesmo.

___ Que alegria em receber vocês meus tios e primos! Meninas vocês estão lindas, lindíssimas! Venham comigo, venham conhecer nossa casa. Que felicidade vocês me proporcionam.   

              Anita pegou das mãos deles e os conduziu aos aposentos.   Gervásio não imaginava que Anita ficara mais bonita agora adolescente, verdadeiramente uma linda mulher. E qual generosa ela foi com suas irmãs, porque aos seus olhos dali em diante não haveria mulher mais bela que Anita.   Ele de modo algum era volúvel. Conhecera muitas garotas na vila dos pescadores, e muitas garotas que vinham de outras cidades passar o final de semana nas lindas praias.    

              O pai sorria com o assédio que ele recebia, assédio que jamais atrapalhava, ao contrário, Gervásio com seu corpo atlético poderia ganhar a vida na cidade como modelo fotográfico.      

___Gervásio! Gervásio! Olhe prá mim!  Falou de súbito a irmã caçula.   E click!  Com a mãquina fotográfica recem adquirida ela tirou uma sequência de fotos, e aproximou Anita para junto dele.   Gervásio ficou gélido, tímido! Mas gostou de ficar mais perto dela. 

Anita e Gervásio formavam um belo casal.    Anita com o corpo modelado pelas aulas de mergulho e natação.    Gervásio igualmente no remo dos barcos sem motor, e pela natural habilidade de mergulhar sem aparelhos.

           Estavam todos os primos felizes com o reencontro sob a luz de um maravilhoso luar!

Aquele luar das mudanças das marés, das mudanças marcantes que registravam as paredes dos cômodos e recifes que circundavam a ilha!

           A festa de aniversário de Anita prosseguia bem animada ao som dos sucessos de música nacionais e internacionais. Um ''karaokê'' diante de um grande telão intercalava duas imagens , uma de belas paisagens da Ilha mostrando várias fotos do nascer e do pôr do sol, sem falar de lindas imagens das estrelas e das fases da lua.  Aquele lugar geograficamente estratégico parecia ser o centro do planeta. Surpreendentemente o horizonte visto de qualquer ponto daquela casa que já fora um antigo farol de orientação aos navegantes revelava-se sempre maravilhoso. 

                   O compadre chamou Gervásio para mostrar-lhe alguma coisa. Ele relutou porque estava ao lado de Anita cantando e dançando, porém ele não podia fazer feio e recusar o chamado do seu Tio.  Olhou para Anita e deu uma piscadinha prá ela, que ficou corada na mesma hora.  Passou a mão nos cabelos cacheados e assentiu positivamente a cabeça, quase falando por telepatia :   Vai ! Pode ir, mas volte logo!

                Foi o que o coração de Gervásio sentiu.   Gervásio não se fez de rogado .  Na primeira oportunidade ele iria conversar com seus tios e à moda antiga iria pedir a garota em namoro.   Pobre Gervásio, estava apaixonado!  Bobamente apaixonado!

             ___Gervásioo!  Gervásiooooo !     De súbito ''voltou à terra'' com o tio estalando os dedos em sua cara.    

____Você esta bem, sobrinho?

____Hãaaa...  Ahhh sim meu tio. Desculpe,  esta ilha é tão linda à noite! Olha isso! Meu Deus!   Disse Gervásio apontando para o brilho do luar nas águas mansas ao redor da Ilha dos Marrecos!

                    Caminharam até o alto do antigo farol semi destruido. Havia uma escada em serpentina parcialmente acessível.     

____Cuidado com os degraus!  Siga-me !  

          O tio caminhando a frente parou no meio da subida. Em condições de construção normal, ou melhor, construção integra,  inteira, completa, estariam aproximadamente no terceiro andar do Farol.    Era um misto de casa e rochas em círculos que envolviam o Farol , a ponto de não saberem onde começava uma coisa, e onde terminava outra.   

          Gervásio perguntou:   Tio! Porque paramos aqui?

____É isto que quero que você veja !  Prepare seu coração!

            Empurrando uma parede de rocha com relativa facilidade ficarem diante de outra escada, desta vez para o interior da encosta.  Era possível ouvir o quebras das ondas contra o paredão. O mesmo paredão do elevador.

____ Uauuuuuu! Exclamou Gervásio!    Ela vai até lá embaixo, Tio?

____Não exatamente!   Entendeu que é uma passagem secreta?  É muito antiga, esculpida na própria rocha. Eu verifiquei.  Agora a pergunta que não quer calar.

Quem construiu isto ?   Esta curioso?

         ____Eiiii  As escadas estão iluminadas!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ILHA DOS MARRECOS! OUTROS SEGREDOS!

https://amz.onl/aexED3K